Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26480
Título: | Aplicação do framework JEIS no desenvolvimento de um jogo no estilo infinite runner para crianças surdas |
Título(s) alternativo(s): | Application of the JEIS Framework in the development of an infinite runner style game for deaf children |
Autor(es): | Rodrigues, Janaine Daiane |
Orientador(es): | Antunes, Diego Roberto |
Palavras-chave: | Framework (Arquivo de computador) Jogos eletrônicos Jogos educativos Lingua brasileira de sinais Framework (Computer file) Electronic games Educational games Brazilian sign language |
Data do documento: | 26-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RODRIGUES, Janaine Daiane. Aplicação do framework JEIS no desenvolvimento de um jogo no estilo infinite runner para crianças surdas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo a aplicação do framework JEIS (Jogos para Educação Infantil de Surdos), para o desenvolvimento de um jogo no estilo infinite runner para crianças surdas. Para conseguir alcançar tal objetivo, definiram-se como objetivos específicos: a elaboração de um Game Design Document (GDD), com aplicação do framework JEIS; agravação de vídeos dos sinais, necessários para a elaboração do jogo, juntamente com a intérprete de Libras; a implementação do jogo usando a plataforma Unity 2D, utilizando a temática de educação infantil no trânsito e contendo os sinais básicos da Libras gravados. Após a implementação do jogo, foi analisada a aplicabilidade do framework JEIS ao estilo infinite runner, e por fim, o jogo passou por avaliação externa, realizada por professores da Educação Infantil. A análise de aplicabilidade do framework JEIS em jogos deste estilo, mostrou-se satisfatória, pois, sua aplicação atende todos os critérios contidos nos quatro módulos do framework: Módulo Gráficos e Inferface; Módulo Jogabilidade e Tutoria; Módulo Aprendiz ou Jogador; e, Módulo de Ensino-Aprendizado. Também pode-se concluir, por meio da avaliação feita por professores do Ensino Infantil, que o jogo Ada Runner, pode ser utilizado como ferramenta de auxílio no ensino de Libras. |
Abstract: | The present work had as objective the application of the framework JEIS (Games for Deaf Children’s Education), for the development of a game in the style infinite runner for Deaf children. To achieve this objective, specific objectives were defined: the elaboration of a Game Design Document (GDD), with the application of the framework JEIS; there cording of videos of the signs, necessary for the elaboration of the game, together with the interpreter of Libras; the implementation of the game using the Unity 2D platform, using the theme of infantil e education in traffic and containing the basic signs of Libras recorded. After the implementation of game, was analyzedt he applicability of the JEIS framework to the style infinite runner, and finally, the game under went external evaluation, conducted by teachers of Early Childhood Education. The analysis of the applicability of the JEIS framework in games of this style, was shown to be satisfactory, because its application meets all the criteria contained in the four modules of the framework: Graphics and Inferface Module; Game play and Tutoring Module; Apprentice or Player Module; and, Teaching-Learning Module. It can also be concluded, through the evaluation made by teachers of Kindergarten, that the game Ada Runner, can be used as an aid tool in teaching Libras. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26480 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
frameworkjeisdesenvolvimentojogo.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.