Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459
Título: Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário
Título(s) alternativo(s): Moodle: an approach focused on user experience
Autor(es): Matias, Kevellen Laiz da Rosa
Orientador(es): Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
Palavras-chave: Projeto de sistema centrado no usuário
Interação homem-máquina
Usuários de computador
Ensino auxiliado por computador
Ensino à distância
User-centered system design
Human-computer interation
Computer users
Computer-assisted instruction
Distance education
Data do documento: 1-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MATIAS, Kevellen Laiz da Rosa. Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX, identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados, juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle. Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano computador; usuários; Moodle; e-learning. ABSTRACT The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user, identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction in the use of Moodle.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
moodleavaliacaoexperienciausuario.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.