Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Konopp, Jhonatan da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T21:19:12Z | - |
dc.date.available | 2021-11-19T21:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
dc.identifier.citation | KONOPP, Jhonatan da Silva. Aplicação de ferramentas de análise de sentimentos em um ambiente de aprendizagem colaborativa - Collabora. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26457 | - |
dc.description.abstract | Sentiment Analysis is an area of study that uses natural language processing to extract, format, and study data according to your feeling, which can improve and improve the quality of various fields in society. Within collaborative and collective learning systems, analytics can improve feedback and outcomes for participating students and faculty. To improve the collaboration of each student within the Collabora system, a virtual collaborative learning object that focuses on improving each student's learning by delivering tools that enable the exchange of ideas between them, in this work the analysis of feelings in the messages that students exchanged within the project. This process was done through research using the database generated by the system itself, messages exchanged between students during activities, and with the aid of tools such as NLTK and spaCy and lexical dictionaries for formatting and analyzing data using the lexical method. With the calculated results, the collaboration calculation is reformulated to use the feeling of each student as a condition of their commitment to the activity, and then carry out a comparison between the tools and the collaboration calculation carried out in Collabora. The work can contribute to real-time integration in learning systems or even create one more parameter for the student's involvement with the activity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Emoções - Análise | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Processamento de linguagem natural (Computação) | pt_BR |
dc.subject | Emotions - Analysis | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Natural language processing (Computer science) | pt_BR |
dc.title | Aplicação de ferramentas de análise de sentimentos em um ambiente de aprendizagem colaborativa - Collabora | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of sentiment analysis tools in a collaborative learning environment (Collabora) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Análise de Sentimentos é uma área de estudo que utiliza do processamento de linguagem natural para extrair, formatar e estudar dados de acordo com seu sentimento podendo melhorar e aperfeiçoar a qualidade de vários campos na sociedade. Dentro dos sistemas de colaboração e de aprendizagem coletiva, a análise pode melhorar o feedback e resultados para os alunos e professores participantes. Para aperfeiçoar a colaboração de cada aluno dentro do sistema Collabora, um objeto virtual de aprendizagem colaborativa, que tem como foco, aprimorar o aprendizado de cada aluno entregando ferramentas que possibilitam entre eles a troca de mensagens. Neste trabalho realizou-se a análise de sentimentos nas mensagens que os alunos trocaram no Collabora. Esse processo foi feito por meio da pesquisa utilizando a base de dados gerada pelo próprio sistema, de mensagens trocadas entre alunos durante as atividades, e com auxílio de ferramentas como NLTK e spaCy e dicionários léxicos para formatação e análise de dados através do método léxico. Com os resultados calculados, é reformulado o cálculo de colaboração para utilizar o sentimento de cada aluno como uma condição do seu empenho na atividade, para então realizar a comparação entre as ferramentas e o cálculo de colaboração realizado no Collabora. O trabalho poderá contribuir com a integração em tempo real em sistemas de aprendizagem ou até criar mais um parâmetro de envolvimento do aluno com a atividade. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Helyane Bronoski | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Helyane Bronoski | - |
dc.contributor.referee2 | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
dc.contributor.referee3 | Matos, Simone Nasser | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ferramentasanalisesentimentoscollabora.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.