Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26439
Título: A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química
Título(s) alternativo(s): The teacher's identity in national journals in the science teaching area: a look at the identity of the chemistry teacher
Autor(es): Lucio, Victória Jaqueline Camargo
Orientador(es): Lima, João Paulo Camargo de
Palavras-chave: Professores de química
Pesquisa bibliográfica
Identidade
Chemistry teachers
Searching, Bibliographical
Identity
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LUCIO, Victória Jaqueline Camargo. A identidade docente em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar a respeito da identidade do professor de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Neste Trabalho em primeiro momento apresentamos um panorama geral sobre a Identidade Docente em publicações nacionais na área de ensino de Ciências, com o intuito de caracterizar os artigos sobre a Identidade Docente dos professores de Ciências. Para isso foram designadas 16 revistas da área de ensino de Ciências com classificação dos Qualis A1 e A2 da Capes. Revistas estas consideradas as mais representativas para a comunidade de pesquisa de ensino de ciências no Brasil. Analisando os materiais coletados referentes a identidade na formação Inicial e Continuada de professores, bem como em quais áreas de conhecimentos as publicações estão vinculadas: Biologia, Física, Química ou Ciências em geral. Em um segundo, nosso foco principal foi realizar uma análise dos artigos publicados em revistas nacionais da área de ensino de Ciências a respeito da identidade do professor de Química. Desta maneira com base nos aspectos e características da investigação qualitativa, apropriou-se de elementos representados por Okoli (2015) a respeito da revisão sistemática de literatura. Quanto à análise, organização e sistematização dos dados o presente trabalho se fundamentou nos pressupostos de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado dos procedimentos de análise identificamos três pré-categorias nos artigos analisados em nosso corpus (39 artigos). As três précategorias referem-se a: 1) Artigos que não abordam diretamente a identidade docente, mas a identidade se apresenta como um dos elementos no estudo; 2) Artigos que não abordam diretamente a identidade docente, mas a identidade se apresentam como parte do resultado obtido no estudo e 3) Artigos que abordam a identidade docente e tem como objetivo de investigação os estudos relacionados a identidade. Tendo como base as três pré-categorias descritas, em um segundo movimento selecionou-se artigos específicos a respeito da identidade do professor de Química (9 artigos) e realizou-se uma caracterização desses artigos. Para caracterização uma análise é realizada a partir de elementos descrito nos artigos como título, revista, ano de publicação, autores, objetivos, referenciais teóricos, metodologia e principais resultados.
Abstract: In this work, at first, we present an overview of the Teaching Identity in national publications in the field of Science education, in order to characterize the articles on the Teacher Identity of Science teachers. For this purpose, 16 journals in the field of Science education were designated, classified as Qualis A1 and A2 by Capes. These journals are considered the most representative for the science teaching research community in Brazil. Analyzing the collected materials regarding identity in the Initial and Continuing Teacher Education, as well as in which knowledge areas the publications are linked: Biology, Physics, Chemistry or Science in general. In a second, our main focus was to carry out an analysis of articles published in national journals in the field of science education about the identity of the Chemistry teacher. In this way, based on the aspects and characteristics of qualitative research, it appropriated elements represented by Okoli (2015) regarding the systematic literature review. As for the analysis, organization and systematization of data, this work was based on the assumptions of content analysis by Bardin (2011). As a result of the analysis procedures, we identified three pre-categories in the articles analyzed in our corpus (39 articles). The three pre-categories refer to: 1) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity is presented as one of the elements in the study; 2) Articles that do not directly address the teacher identity, but identity are presented as part of the result obtained in the study and 3) Articles that address the teacher identity and have as research objective the studies related to identity. Based on the three precategories described, in a second movement specific articles were selected regarding the identity of the Chemistry teacher (9 articles) and a characterization of these articles was carried out. For characterization, an analysis is performed based on elements described in the articles such as title, journal, year of publication, authors, objectives, theoretical references, methodology and main results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26439
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
identidadedocenteperiodicosciencias.pdf413,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.