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Título: Um olhar sobre o processo de autonomia dos alunos de uma escola de educação especial
Título(s) alternativo(s): A look at the autonomy process of students in a special education school
Autor(es): Jofre, Joseli Maria
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Estudantes com deficiência
Educação especial
Autonomia
Reflexão (Filosofia)
Professores - Formação
Students with disabilities
Special education
Autonomy
Reflection (Philosophy)
Teachers, Training of
Data do documento: 23-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: JOFRE, Joseli Maria. Um olhar sobre o processo de autonomia dos alunos de uma escola de educação especial. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
Resumo: Este estudo trata-se de uma dissertação que originou um processo educativo tecnológico no formato de um curso de formação continuada. A presente investigação possui o objetivo geral de compreender como o conceito de autonomia é percebido segundo a visão dos professores que atuam em uma escola especial. Para conhecer tais significações foi promovido um curso de formação continuada, intitulado Diálogos sobre a autonomia na deficiência, por meio da ferramenta de videoconferência Google Meet. Os participantes desta investigação foram os professores e equipe diretiva que atuam nessa escola. Partiuse das leituras que Michael Foucault (2010b.) fez do conceito de autonomia vindo de Kant; de Paulo Freire (2019), que contribuiu com suas visões de autonomia no ambiente escolar, Maria Teresa Egler Mantoan (2015), que discorre sobre o processo de autonomia discente no contexto da Educação Especial. No campo da formação continuada busquei respaldo teórico principalmente em Tardif (2012) nas suas considerações sobre os saberes pedagógicos e em Nóvoa (2019) que aponta a escola como local de formação continuada. Como instrumentos de coleta de dados utilizei questionários pelo Google Forms. Os registros dizem respeito à autonomia, de que forma ela é estimulada por parte dos professores e demonstrada pelos alunos que são pessoas com deficiências. Com os dados originados dos questionários foi realizada a análise de conteúdo categorial amparada principalmente em Bardin (2011). As unidades de registros foram identificadas de acordo com a frequência com que apareceram nas respostas dos questionários, em seguida sete categorias foram criadas e interpretadas para compreender como o conceito de autonomia é percebido e utilizado dentro de uma escola de educação especial. É importante esclarecer que, devido ao fato de as respostas serem abertas, os participantes puderam escrever o quanto quiseram, assim, cada reposta pode ter apresentado mais de uma categoria, o que demonstrou amplitude nas significações. As categorias que surgiram durante a exploração dos questionários iniciais foram: autonomia e o raciocínio; a autonomia e as atitudes; a autonomia e a liberdade; valorizar as capacidades com uso das adaptações necessárias; estimular a independência e o convívio social; espaços e saberes para a prática pedagógica afetiva; a reflexão e o planejamento do que se faz. Com os dados em mãos foi possível perceber que as significações são diferentes, porém se complementam, e ainda que, o curso ocasionou um tensionamento nas significações, pois gerou novas reflexões e percepções. Essa investigação qualitativa contou com alguns traços etnográficos na medida em que descrevi minhas observações e percepções e me coloquei como participante no conjunto de sujeitos. Os principais resultados encontrados dizem respeito às diferentes significações em relação à autonomia; à forma como autonomia e independência se complementam nesse ambiente escolar e ao modo como transformo meu olhar de professora ao rever o sentido e o valor que esse conceito possui, pois algo que me parecia normal, comum e simples apresentou tantos aspectos distintos com a ajuda do outro, o outro que compartilhou suas percepções e mobilizou suas experiências nos encontros do curso.
Abstract: This study is a dissertation that originated a technological educational process in the format of a continuing education course. The present investigation has the general objective of understanding how the concept of autonomy is perceived according to the vision of teachers who work in a special school. In order to understand these meanings, a continuing education course entitled Dialogues about Autonomy in Disability was promoted, using the videoconference tool Google Meet. The participants in this investigation were the teachers and the school management team who work in this school. The course was based on readings by Michael Foucault (2010b.) of Kant's concept of autonomy, Paulo Freire (2019), who contributed his views on autonomy in the school environment, Maria Teresa Egler Mantoan (2015), who discusses the process of learner autonomy in the context of Special Education. In the field of continuing education, I sought theoretical support mainly in Tardif (2012) in his considerations about pedagogical knowledge and in Nóvoa (2019) who points to the school as a place for continuing education. As instruments of data collection, I used Google Forms questionnaires. The records concern autonomy, how it is stimulated by teachers and demonstrated by students who are people with disabilities. With the data from the questionnaires, a categorical content analysis was performed, based mainly on Bardin (2011). The units of records were identified according to the frequency with which they appeared in the answers to the questionnaires, then seven categories were created and interpreted to understand how the concept of autonomy is perceived and used within a special education school. The categories that emerged during the exploration of the initial questionnaires were: autonomy and reasoning; autonomy and attitudes; autonomy and freedom; valuing abilities using the necessary adaptations; stimulating independence and social coexistence; spaces and knowledge for affective pedagogical practice; reflection and planning what is done. With the data in hand, it was possible to notice that the meanings are different, but complement each other, and also that the course caused a tensioning in the meanings, because it generated new reflections and perceptions. This qualitative research also counted on some ethnographic traits insofar as I described my observations and perceptions and placed myself as a participant in the group of subjects. The main results found relate to the different meanings in relation to autonomy; the way autonomy and independence complement each other in this school environment, and the way I transform my view of myself as a teacher by reviewing the meaning and value that this concept has, because something that seemed normal, common, and simple presented so many different aspects with the help of the other, the other who shared his perceptions and mobilized his experiences in the course meetings.
Descrição: Acompanha: Processo educativo tecnológico: diálogos sobre a autonomia na deficiência
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26433
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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