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Título: Análise da gestão por meritocracia em uma cooperativa de crédito
Título(s) alternativo(s): Analysis of meritocracy management in a credit union
Autor(es): Fernandes, Sauma
Orientador(es): Follmann, Neimar
Palavras-chave: Cooperativismo
Cooperativas de crédito
Gestão de empresas
Cooperation
Banks and banking, Cooperative
Business Management
Data do documento: 3-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERNANDES, Sauma. Análise da gestão por meritocracia em uma cooperativa de crédito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A gestão de pessoas tem sido uma ferramenta fundamental para as organizações, pois esta possibilita a orientação e o alinhamento do capital humano para os objetivos comuns a todos. Buscando aprimorar as técnicas de gestão as organizações têm investidos em novas forma de reconhecimento visando maior congruência de valores da organização e de seus colaboradores. Desta forma a meritocracia vêm sendo inclusa na gestão das organizações, visando assim instituir novas ferramentas de reconhecimento aos colaboradores. No cenário atual, o cooperativismo tem ganho espaço, e as cooperativas de crédito estão em crescente desenvolvimento, o que vem exigindo que as mesmas desenvolvam postura mais estratégica e gerencial. Desse modo, o presente estudo de caso dedica-se a analisar o uso do modelo de gestão meritocrática em uma cooperativa de crédito. Para o desenvolvimento deste realiza-se um estudo de caso de cunho exploratório, o qual foi desenvolvido através de pesquisa qualitativa e bibliográfica, baseada em um estudo desenvolvido pela autora em uma especialização pela PUC PR. Através deste busca-se compreender os valores do cooperativismo na concepção da meritocracia, além de identificar as vantagens e desvantagens de utilizar a meritocracia em uma cooperativa de crédito bem como avaliar a possibilidade de implantação da meritocracia na cooperativa de crédito. Sendo que após análise das bibliografias e comparativos, pode-se observar que atualmente não é viável a aplicação de tal gestão na cooperativa de crédito, pois existe. Sob essa perspectiva, este estudo é de fundamental importância para que se desenvolvam novos conhecimentos, divergências dos princípios da organização com os da gestão, além da necessidade de investimentos, e adequações, bem como a criação de um modelo específico a esta entidade. Estima-se ainda que os resultados deste estudo possam contribuir como estímulo a outras organizações.
Abstract: People management has been a fundamental tool for organizations, as it enables the orientation and alignment of human capital to the goals common to all. Seeking to improve management techniques, organizations have invested in new forms of recognition aiming at greater congruence of values of the organization and of its collaborators. In this way the meritocracy has been included in the management of the organizations, aiming at instituting new tools of recognition to the collaborators. In the current scenario, cooperativism has gained space, and credit cooperatives are in increasing development, which has required them to develop a more strategic and managerial stance. Thus, the present case study is devoted to analyzing the use of the meritocratic management model in a credit cooperative. For the development of this is a case study exploratory, which was developed through qualitative and bibliographic research, based on a study developed by the author in a specialization by PUC PR. Through this, it is possible to understand the values of cooperativism in the conception of meritocracy, besides identifying the advantages and disadvantages of using meritocracy in a credit cooperative as well as evaluating the possibility of meritocracy in the credit cooperative. Given that after analyzing the bibliographies and comparative, it can be observed that at present it is not feasible the application of such management in the credit cooperative, because it exists. From this perspective, this study is of fundamental importance for the development of new knowledge, divergence of the principles of the organization with those of management, besides the need for investments, and adjustments, as well as the creation of a specific model for this entity. the results of this study may contribute as a stimulus to other organizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26430
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