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dc.creatorSikora, Patricia de Fatima-
dc.date.accessioned2021-11-18T15:55:56Z-
dc.date.available2021-11-18T15:55:56Z-
dc.date.issued2018-08-04-
dc.identifier.citationSIKORA, Patricia de Fatima. Desafio para gestão de recursos humanos em ambiente multigeracional com prevalência da geração Y. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26422-
dc.description.abstractThis work had as objective to analyze how the diverse generations coexist in an organization in the conflicts. Additionally, discuss this multigenerational environment in the practices of People Management (GP). The methodology used is the bibliographic research, with the definition of concepts about the different generations and the characteristics that differentiate them, organizational behavior and organizational conflicts. After defining concepts, we sought an approach on the consequences and the management of generational conflicts, seeking ways to strengthen the practices in the administration of these conflicts for People Management, raising strategies to be used by management in the handling of conflicts and evaluating the perception of generation Y in the work environment, in the yearnings and interpersonal relations, through a qualitative research that is a method of scientific investigation that focuses on the subjective character of the analyzed object, studying its particularities and individual experiences. With the qualitative research, respondents are freer to point out their points of view on certain subjects that are related to the object of study. In qualitative research the answers are not objective, and the purpose is not to count quantities as a result, but rather to be able to understand the behavior of a certain target group. Typically, qualitative surveys are done with a small number of respondents. (GIL, 1999). The choice of qualitative research as a research methodology is done when the purpose of the study is to understand the reason for certain things, for which reason it was used. It is realized that it is possible to enjoy the talents of each generation and the importance of maintaining a harmonious climate for the development and growth of the organization, in accordance with GP practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.subjectGeraçõespt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectConflict managementpt_BR
dc.subjectGenerationspt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.titleDesafio para gestão de recursos humanos em ambiente multigeracional com prevalência da geração Ypt_BR
dc.title.alternativeChallenge for management of human resources in multigenerational environment with prevalence of generation Ypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar como as diversas gerações coexistem em uma organização nos conflitos. Adicionalmente, discutir este ambiente multigeracional nas práticas de Gestão de Pessoas (GP). A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com a definição de conceitos sobre as diferentes gerações e as características que as diferenciam, comportamento organizacional e conflitos organizacionais. Após definição de conceitos, buscou-se uma abordagem sobre as consequências e a gestão de conflitos geracionais, buscando meios que fortaleçam às práticas na administração desses conflitos para a Gestão de Pessoas, levantando estratégias a serem utilizadas pela gestão no manejo dos conflitos e avaliando a percepção da geração Y no ambiente de trabalho, nos anseios e relações interpessoais, por meio de pesquisa qualitativa que é um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais. Com a pesquisa qualitativa, os entrevistados estão mais livres para apontar os seus pontos de vista sobre determinados assuntos que estejam relacionados com o objeto de estudo. Numa pesquisa qualitativa as respostas não são objetivas, e o propósito não é contabilizar quantidades como resultado, mas sim conseguir compreender o comportamento de determinado grupo-alvo. Normalmente, as pesquisas qualitativas são feitas com um número pequeno de entrevistados. (GIL, 1999). A escolha da pesquisa qualitativa como metodologia de investigação é feita quando o objetivo do estudo é entender o porquê de certas coisas, por esse motivo foi utilizada. Percebe-se que é possível usufruir dos talentos de cada geração e a importância de manter um clima harmonioso para o desenvolvimento e crescimento da organização, em conformidade com as práticas de GP.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee2Follmann, Neimar-
dc.contributor.referee3Follmann, Elizandra Machado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMBA em Recursos Humanospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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