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Título: Mapeamento de competências para liderança na gestão pública
Título(s) alternativo(s): Mapping competencies for leadership in public management
Autor(es): Zavadski, Elisangela da Silva
Orientador(es): Zarelli, Paula Regina
Palavras-chave: Competências essenciais
Administração de pessoal
Capital humano
Liderança
Administração pública
Core competencies
Personnel management
Human capital
Leadership
Public administration
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZAVADSKI, Elisangela da Silva. Mapeamento de competências para liderança na gestão pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Recursos Humanos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este estudo apresenta pesquisas e reflexões sobre a gestão pública, competências, liderança e suas correlações teóricas. No Brasil, a administração pública se transformou ao longo de anos, e atualmente busca focar no desenvolvimento de competências dos servidores, especialmente com a política de capacitação e desenvolvimento de pessoas instituída pelo Decreto nº 5.707/2006. Nesse contexto, os gestores públicos devem acompanhar as mudanças e desenvolver as competências pertinentes para atingir os resultados esperados. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar e analisar a visão de servidores técnicos administrativos de uma instituição pública de ensino superior (UTFPR - Câmpus Pato Branco) sobre as competências mais importantes para a liderança na gestão pública. O instrumento utilizado para a coleta de dados junto aos servidores foi um questionário, elencando competências em três grupos (conhecimentos, habilidades e atitudes), sendo possível identificar aquelas consideradas mais importantes pelos mesmos. Os resultados mostraram que se priorizam os conhecimentos ligados à rotina de atividades, as habilidades para conduzir o grupo, e as atitudes que o líder reflete na sua relação com a equipe. Espera-se que os resultados extraídos deste estudo possam vir a ser úteis à administração da instituição pesquisada, que poderá utilizá-los para o planejamento de ações voltadas ao treinamento e desenvolvimento dos gestores.
Abstract: This study presents researches and reflections on public management, competencies, leadership and their theoretical correlations. In Brazil, public administration has been transformed over the years, and currently seeks to focus on the development of staff skills, especially with the policy of training and development of people instituted by Decree 5,707 / 2006. In this context, public managers must follow the changes and develop relevant competencies to achieve the expected results. Therefore, the purpose of the present research is to investigate and analyze the view of administrative technical servers of a public higher education institution (UTFPR - Câmpus Pato Branco) on the most important competences for leadership in public management. The instrument used to collect data from the servers was a questionnaire, listing competences in three groups (knowledge, skills and attitudes), and it was possible to identify those considered more important by them. The results showed that are prioritized the knowledge related to the routine of activities, the abilities to lead the group, and the attitudes that the leader reflects in his relationship with the team. It is hoped that the results extracted from this study may be useful to the administration of the researched institution, which may use them to plan actions aimed at training and development of managers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26403
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