Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26389
Título: Análise de custos e formação de preços: estudo de caso de uma cafeteria
Título(s) alternativo(s): Cost analysis and price formation: case study of a coffee shop
Autor(es): Barbieri, Isadora Pinheiro
Orientador(es): Sarraff, Michel
Palavras-chave: Preços - Determinação
Cafeterias
Pequenas e médias empresas - Custos - Análise
Basing-point system
Coffeehouses
Small business - Costs - Analysis
Data do documento: 29-Mai-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBIERI, Isadora Pinheiro. Análise de custos e formação de preços: estudo de caso de uma cafeteria. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Dados de pesquisas, como as realizadas por Loch (2011) e Assis et al (2017), demostram que em grande parte de micro e pequenas empresas não são utilizadas ferramentas gerenciais e financeiras para a formação do preço de venda de seus produtos. Levando em conta a importância do controle financeiro para o alcance de competitividade e longevidade de uma empresa, o presente trabalho versa sobre os principais fatores que devem ser considerados para que essa tarefa seja realizada de forma simples, porém correta. O presente trabalho foi norteado por um estudo de caso, que teve como objeto de pesquisa uma cafeteria de pequeno porte, situada em Curitiba/PR. Reconhecendo a complexidade envolvida no processo de formação de preço, o foco do trabalho foi determinar quais os principais fatores devem ser levados em consideração a fim de simplificar essa tarefa. A pesquisa realizada foi qualitativa, utilizando como técnicas para levantamento de dados a análise documental, a pesquisa bibliográfica e o questionário de escala Likert, aplicado aos clientes da empresa. Com a análise dos dados, verificou-se que a cafeteria em questão não utiliza nenhum método de custeio e de formação de preço. Como sugestões, recomendou-se à empresa a utilização do método de custeio por absorção, e para precificação, a utilização dos métodos de percepção de valor e mark-up. Ao final do trabalho, foi realizada uma comparação a partir de resultados financeiros coletados e outros projetados, que indicam uma redução de gastos 19,3%, e um aumento de 32% no faturamento.
Abstract: Research data, such as those carried out by Loch (2011) and Assis et al (2017), show that most of the micro and small business don’t use finance and operational tools to the formation of the sales price and taking into account the importance of this factor to competitiveness and longevity of a company, this present work concerns the main factors regarded to make this task easier but correct. This work was guided by a case study that has as the object of research a small-sized cafeteria based in Curitiba, Parana. While recognizing the complexity involved in the formation of the sales price process, this work focused on determining which are the main factors that must be considered in order to simplify this task. Qualitative research was carried out in this case, employing documentary analysis, bibliographical research and customer survey applying Likert scale type questionnaire as a data technique method. It has been checked that no current formation of the sales price or costing methods are used in the cafeteria, therefore it was suggested the application of an absorption costing method, and perceived value method and mark-up method for pricing. At this work’s conclusion, a comparison was made between collected and other estimated financial results, which indicate a 19,3% reduction in expenses, and a 32% increase in invoicing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26389
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_XVIII_2018_ 11.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.