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dc.creatorCaron, Felipe Augusto Schwarzbach-
dc.date.accessioned2021-11-15T23:10:25Z-
dc.date.available2021-11-15T23:10:25Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationCARON, Felipe Augusto Schwarzbach. Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386-
dc.description.abstractThe following work presents how we can correlate automotive customer complaints in acoustics, noise and vibration with the objective acoustic levels observed during the development phase of the vehicle design, utilizing mockup data. The objective is to verify how a company in the Brazilian automotive business can act to solve automotive acoustic problems identified by the clients, benchmarking the competition and identifying the main possible improvement points. The central focus of this monograph is to check for a generic automotive market of three vehicles from the same segment Maverick, Gurgel and Opala, which are the main acoustic levels of engine noise, running noise and aerodynamic noise, which generate the smallest customer complaints. The names used for analysis purposes Maverick, Gurgel and Opal are fictitious names of beautiful old vehicles in Brazil, however the data are based on actual extractions. There are two main sources of data for this monograph, the first one is to use a database of objective acoustic measurements of automotive vehicles. The second source of information is the use of a customer feedback system, where the metrics to be used for comparison of vehicles is the number of customer complaints. According to what was observed in the work, the lowest levels of complaints are linked to the balance of noise sources of the vehicle, the vehicle with the lowest levels of complaints was the Maverick, and is one that presents a good balance of noises (engine, road and aerodynamic), in another words, it does not present the best or the worst levels in any of the noises observed. Therefore, the client will not notice anything out of the ordinary, that is, there is no attenuated noise source and no excessive noise source.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Ruídopt_BR
dc.subjectConsumidores - Reclamaçõespt_BR
dc.subjectAcousticspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Noisept_BR
dc.subjectConsumer complaintspt_BR
dc.titleAnálise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir apresenta como pode-se correlacionar as reclamações dos clientes de veículos automotivos em acústica, ruído e vibração, com os níveis acústicos objetivos observados durante a fase de desenvolvimento do projeto do veículo, utilizando-se dados fictícios. O objetivo é verificar como uma empresa do setor automotivo brasileiro pode atuar em frente a resolução de problemas vibro-acústicos automotivos identificados pelos clientes, realizando um benchmark com a concorrência e identificando os principais possíveis pontos de melhoria. O foco central dessa monográfica é verificar para um mercado automotivo genérico de três veículos do mesmo segmento Maverick, Gurgel e Opala, quais são os principais níveis acústicos de ruído motor, ruído de rodagem e ruído aerodinâmico, que geram as menores reclamações clientes. Os nomes utilizados para fins de análise Maverick, Gurgel e Opala são nomes fictícios de veículos antigos formosos no Brasil, entretanto os dados são baseados extrações reais. Existem duas principais fontes de dados para essa monografia, a primeira consiste na utilização de uma base de dados de medições acústicas objetivas de veículos automotivos A segunda fonte de informações é a utilização de um portal de retorno das reclamações clientes, onde a métrica a ser utilizada para fim de comparação entre os veículos é o número de reclamações clientes. Segundo o que foi observado no trabalho, os menores níveis de reclamações estão ligados com o balanço das fontes de ruídos do veículo, o veículo com os menores níveis de reclamações foi o Maverick, e é aquele que apresenta um bom balanceamento dos ruídos (motor, rodagem e aerodinâmico), ou seja, ele não apresenta os melhores e nem os piores níveis em nenhum dos ruídos observados. Sendo assim, o cliente não notará nada fora do normal, ou seja, não existe nenhuma fonte de ruído atenuada e nenhuma fonte de ruído excessiva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.referee1Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.referee2Calderari, Egon Bianchini-
dc.contributor.referee3Lima, Luciana Vieira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização MBA em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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