Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Caron, Felipe Augusto Schwarzbach | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-15T23:10:25Z | - |
dc.date.available | 2021-11-15T23:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
dc.identifier.citation | CARON, Felipe Augusto Schwarzbach. Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26386 | - |
dc.description.abstract | The following work presents how we can correlate automotive customer complaints in acoustics, noise and vibration with the objective acoustic levels observed during the development phase of the vehicle design, utilizing mockup data. The objective is to verify how a company in the Brazilian automotive business can act to solve automotive acoustic problems identified by the clients, benchmarking the competition and identifying the main possible improvement points. The central focus of this monograph is to check for a generic automotive market of three vehicles from the same segment Maverick, Gurgel and Opala, which are the main acoustic levels of engine noise, running noise and aerodynamic noise, which generate the smallest customer complaints. The names used for analysis purposes Maverick, Gurgel and Opal are fictitious names of beautiful old vehicles in Brazil, however the data are based on actual extractions. There are two main sources of data for this monograph, the first one is to use a database of objective acoustic measurements of automotive vehicles. The second source of information is the use of a customer feedback system, where the metrics to be used for comparison of vehicles is the number of customer complaints. According to what was observed in the work, the lowest levels of complaints are linked to the balance of noise sources of the vehicle, the vehicle with the lowest levels of complaints was the Maverick, and is one that presents a good balance of noises (engine, road and aerodynamic), in another words, it does not present the best or the worst levels in any of the noises observed. Therefore, the client will not notice anything out of the ordinary, that is, there is no attenuated noise source and no excessive noise source. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Acústica | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Ruído | pt_BR |
dc.subject | Consumidores - Reclamações | pt_BR |
dc.subject | Acoustics | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Noise | pt_BR |
dc.subject | Consumer complaints | pt_BR |
dc.title | Análise mercadológica em acústica automotiva: correlação entre as reclamações de clientes e os níveis acústicos objetivos | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir apresenta como pode-se correlacionar as reclamações dos clientes de veículos automotivos em acústica, ruído e vibração, com os níveis acústicos objetivos observados durante a fase de desenvolvimento do projeto do veículo, utilizando-se dados fictícios. O objetivo é verificar como uma empresa do setor automotivo brasileiro pode atuar em frente a resolução de problemas vibro-acústicos automotivos identificados pelos clientes, realizando um benchmark com a concorrência e identificando os principais possíveis pontos de melhoria. O foco central dessa monográfica é verificar para um mercado automotivo genérico de três veículos do mesmo segmento Maverick, Gurgel e Opala, quais são os principais níveis acústicos de ruído motor, ruído de rodagem e ruído aerodinâmico, que geram as menores reclamações clientes. Os nomes utilizados para fins de análise Maverick, Gurgel e Opala são nomes fictícios de veículos antigos formosos no Brasil, entretanto os dados são baseados extrações reais. Existem duas principais fontes de dados para essa monografia, a primeira consiste na utilização de uma base de dados de medições acústicas objetivas de veículos automotivos A segunda fonte de informações é a utilização de um portal de retorno das reclamações clientes, onde a métrica a ser utilizada para fim de comparação entre os veículos é o número de reclamações clientes. Segundo o que foi observado no trabalho, os menores níveis de reclamações estão ligados com o balanço das fontes de ruídos do veículo, o veículo com os menores níveis de reclamações foi o Maverick, e é aquele que apresenta um bom balanceamento dos ruídos (motor, rodagem e aerodinâmico), ou seja, ele não apresenta os melhores e nem os piores níveis em nenhum dos ruídos observados. Sendo assim, o cliente não notará nada fora do normal, ou seja, não existe nenhuma fonte de ruído atenuada e nenhuma fonte de ruído excessiva. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Thiago Cavalcante | - |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Thiago Cavalcante | - |
dc.contributor.referee2 | Calderari, Egon Bianchini | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Luciana Vieira de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização MBA em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Empresarial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_MBAGE_XVIII_2018_ 08.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.