Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26380
Título: | O pragmatismo mercadológico manifestado nos enunciados sobre a matemática: um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular |
Título(s) alternativo(s): | Marketing pragmatism manifested in statements about mathematics: a look at the Comom National Curriculum Base |
Autor(es): | Ribas, Ítalo Salomão |
Orientador(es): | Panossian, Maria Lucia |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Materialismo histórico Pragmatismo Base Nacional Comum Curricular Mathematics - Study and teaching Historical materialism Pragmatism |
Data do documento: | 10-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RIBAS, Italo Salomão. O pragmatismo mercadológico manifestado nos enunciados sobre a matemática: um olhar sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | O estudo dos documentos federais regentes do ensino, constituições, leis e orientações pode revelar presença do pragmatismo mercadológico? Questionamento orientador da pesquisa conduzida pelas lentes do Materialismo Histórico-dialético, objetivando investigar como se mostra o pragmatismo mercadológico no contexto constitucional, legal e, especificamente, nos enunciados sobre a matemática nas disposições da recente Base Nacional Comum Curricular. O procedimento analítico, sobre o enlace entre economia e política, é conduzido primeiramente por um resgate dos contextos constitucionais e do que se prende à Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), em um segundo momento, volta-se para duas orientações específicas: os Parâmetros Curriculares Nacionais, desdobramento infralegal para a década de 1990; e a BNCC, aderente às movimentações dos anos 2000. Em linhas gerais, tratase de uma condição pragmática dominante: estrutural quando se mostra nas relações humanas, ou seja, no contexto histórico-social que conduz enlaces políticos e econômicos concebidos como inquestionáveis, constituindo o que foi chamado de apropriação capital sobre as relações humanas essenciais ao desenvolvimento humano, núcleo ideológico que sustenta e expande o caráter pragmático do mercado; e sua projeção na educação, o que, nessa obra, é tratado como utilitarismo, objetos aderentes a um estrito saber-fazer útil à ordem trazida pelo mercado. Metodologicamente, prende-se pela revisão bibliográfica e documental investigativa e por um processo descritivo e qualitativo. Os fundamentos teóricos advindos da revisão bibliográfica, realizada sobre autores imersos ou que se aproximam do olhar materialista, histórico e dialético, esclarecem relações humanas essenciais ao desenvolvimento humano que foram chamadas de dimensões, das quais se torna possível interpretar contextos e disposições presentes na norma federal selecionada. O procedimento executado no documento federal está planejado sob a perspectiva de Bakhtin, da análise do discurso, que alcança a profundidade histórica, material e dialética quando considera aspectos trazidos de Gramsci, da hegemonia e dos subalternos, da intelectualidade e da ideologia hegemônica. Essa profundidade procura expor a formação promovida pelo Estado, explorando a permanência curricular de contextos históricos reduzidos por uma condenação ou desqualificação, processos que retiram apenas o que apresenta utilidade mercadológica, limitando possibilidades da reflexão e gerando, consequentemente, ausência curricular. Por conseguinte, tem-se a negligência, no currículo, do contexto social contemporâneo, que também é reduzido pela utilidade mercadológica, limitadora das novas possibilidades para as relações humanas. Esses comportamentos foram investigados e percebidos nos enunciados que permeiam o documento federal atinente à educação e, especificamente, no que se refere ao ensino de matemática, fortemente ligado ao imediatismo tecnológico das relações capitais do século XXI. A relação pragmatismoutilitarismo, quando evidenciada, revela uma estrita funcionalidade atribuída aos processos de ensino institucionalizados, mediante relações humanas apropriadas pelo capital e absorvidas no corpo legal do Estado, ou seja, esta entidade reguladora que, atendendo aos interesses capitais, modela condutas que promovam necessidades e objetivos da ordem social estabelecida, regulada pelo mercado. Cabe salientar que as análises sobre o documento resultaram em um livro eletrônico, destinado aos docentes da rede pública, que constitui o produto educacional e objetiva a reflexão coletiva, dando vida aos debates com foco no inconformismo e na desconstrução. |
Abstract: | Can the study of federal documents governing basic education, constitutions, laws, and guidelines reveal the presence of market pragmatism? This question guides this study through the theoretical lenses of Dialectical Historical Materialism. It aims to investigate how market pragmatism is shown in the constitutional, legal, and specifically in the statements about mathematics present in the provisions of the recent Common National Curriculum Base (BNCC). The analytical procedure on the link between economy and politics is conducted firstly on constitutional contexts and what is linked to the Law of Guidelines and Bases (LDB/1996). Then, it turns to two specific orientations: Parameters National Curriculums, infra-legal development for the nineties, and the BNCC, published in line with the movements of the 2000s. In general terms, it deals with a dominant pragmatic condition: structural when it is shown in human relations, that is, in the historical-social context that leads to political and economic links conceived as unquestionable, constituting the what was called capital appropriation of human relations essential to human development, an ideological core that supports and expands the pragmatic character of the market (gain/profit); and its projection in education, which in this manuscript is treated as utilitarianism, objects adhering to strict know-how that is useful to the order brought by the market. Methodologically, this study is linked to the bibliographical and investigative documental review while employing a descriptive and qualitative approach. The theoretical foundations arising from the bibliographical review carried out on authors immersed in or approaching the materialist, historical, and dialectical view clarify human relations essential to human development that were called dimensions, from which it becomes possible to interpret contexts and provisions present in the selected federal standard. The procedure carried out in the federal document is planned from Bakhtin’s perspective (i.e., discourse analysis) reaches historical, material, and dialectical depth when it considers aspects brought from Gramsci, from hegemony and subordinates, hegemonic intellectuality, and ideology. This depth sought to expose the education promoted by the State by exploring the curricular permanence of historical contexts reduced by a condemnation or disqualification, processes that only remove what is marketable, limiting possibilities for reflection and consequently generating a curricular absence. As a result, there is negligence in the curriculum in the contemporary social context, which is also reduced by a marketing utility, thereby limiting the new possibilities for human relations. Behaviors investigated and perceived in the statements that permeate the federal document pertaining to education and specifically with regard to mathematics teaching, the latter strongly linked to the technological immediacy that marked capital relations in the 21st century. Pragmatismutilitarianism, when evidenced, reveals strict functionality to the institutionalized teaching processes through capitalized human relations, absorbed in the State legal body, this regulatory entity that, serving capital interests, models conduct that promote the needs and objectives of the established social order: the market. The analyses resulted in an electronic book intended for public school teachers, and it is an educational product that aims at collective reflection, giving life to debates through nonconformity and deconstruction. |
Descrição: | Acompanha: Reflexões sobre o utilitarismo e o pragmatismo mercadológico expressos no conteúdo matemático na Base Nacional Comum Curricular |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26380 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pragmatismomercadologicoenunciadosmatematica.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
pragmatismomercadologicoenunciadosmatematica_produto.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons