Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26335
Título: Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Perception of strategic planning in micro and small enterprises in southwest of Parana
Autor(es): Sganzerla, Caroline Datsch
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas - Administração
Gestão de empresas
Strategic planning
Small business - Management
Business Management
Data do documento: 7-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SGANZERLA, Caroline Datsch. Percepção de planejamento estratégico em micro e pequenas empresas no sudoeste do Paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como temática o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas na região sudoeste do Paraná, com o objetivo de analisar informações sobre a perspectiva das empresas em relação ao planejamento estratégico organizacional, a partir de dados qualitativos obtidos por meio de pesquisa do tipo survey, com aplicação de formulário eletrônico respondido por gestores das empresas. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam mais de 99% do total de estabelecimentos e muitas vezes apresentam problemas para crescer e chegam a falir antes mesmo de completar 2 anos de existência, tendo como uma das causas a falta de habilidades administrativas sem aplicação de conceitos técnicos. Ainda assim, as micro e pequenas empresas podem facilitar a implementação de melhorias e estratégias diminuindo burocracias e aumentando o fluxo de informações entre clientes, fornecedores e funcionários. Tendo em vista a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento de uma organização, este trabalho compreende avaliar se as micro e pequenas empresas do sudoeste paranaense consideram ferramentas de planejamento estratégico para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
Abstract: This work had as thematic the strategic planning in micro and small companies in the southwestern region of Paraná, with the objective of analyzing information by company’s perspective regarding to the organizational strategic planning, from qualitative data obtained through survey research, applied by an electronic form answered by company managers. In Brazil, micro and small companies represent more than 99% of the total of establishments and often have problems to grow and go bankrupt even before completing 2 years of existence, having as one of the causes the lack of administrative skills without application of technical concepts. Even so, micro and small companies can facilitate the implementation of improvements and strategies by reducing bureaucracy and increasing the flow of information between customers, suppliers and employees. In view of the importance of strategic planning to the development of an organization, this work involves assessing whether micro and small companies in the southwest of Paraná consider strategic planning tools for the development and growth of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26335
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XVII_2020_05.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.