Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Feuser, Ana Flávia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T23:25:58Z | - |
dc.date.available | 2021-11-08T23:25:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
dc.identifier.citation | FEUSER, Ana Flávia Santos. Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Modelagem da Informação da Construção | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Cascavel (PR) | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Building information modeling | pt_BR |
dc.subject | Universities and colleges - Cascavel (PR) | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.title | Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as instituições de ensino superior ofertantes dos cursos de Engenharia Civil, bem como Arquitetura e Urbanismo da cidade de Cascavel-PR, estão implementando ou buscando implementar o BIM em seu cenário acadêmico, identificando as mudanças observadas nos que já o implementaram. Para este fim, foi utilizada em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com a intenção de obter conhecimentos para compreensão dos dados apresentados nas instituições investigadas. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, com a elaboração de instrumentos de coleta de dados que foi aplicado aos coordenadores e docentes dos cursos. Os instrumentos escolhidos para estas coletas foram os questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha. A pesquisa também permitiu promover uma reflexão sobre a grade curricular e uma análise do nível de proficiência BIM dos profissionais formados nos cursos investigados. Os resultados da pesquisa sobre o tema evidenciam que o cenário acadêmico do município de Cascavel enfrenta diversas dificuldades para implementação do BIM, formando profissionais pouco ou nada preparados no assunto. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Scheer, Sérgio | - |
dc.contributor.referee1 | Scheer, Sérgio | - |
dc.contributor.referee2 | Freire, Fábio | - |
dc.contributor.referee3 | Tamashiro, Heverson Akira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Digital e Tecnologia BIM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_TECBIM_I_2019_01.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.