Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26299
Título: Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em obra portuária no município de Paranaguá/PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of a solid waste management: case study in a port work in Paranaguá city, Parana state
Autor(es): Geraldo Filho, Paulo Roberto
Orientador(es): Nagalli, Andre
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Indústria de construção civil
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Áreas portuárias - Paranaguá (PR)
Portos
Hidrovias
Integrated solid waste mangement
Construction industry
Recycling (Waste, etc.)
Port districts - Paranaguá (PR)
Harbors
Waterways
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GERALDO FILHO, Paulo Roberto. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em obra portuária no município de Paranaguá/PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A indústria da construção civil é uma das maiores consumidoras de recursos naturais e é a maior geradora de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil. Por se encontrar em ambiente marinho e devido à sua magnitude e à produção elevada de Resíduos da Construção Civil (RCC), obras portuárias possuem potencial poluidor e podem agravar a degradação ambiental. Ao conhecer o índice de resíduos gerados, criar estratégia de gestão de resíduos e estabelecer a logística de coleta ou reuso dos materiais, é possível modernizar a indústria da construção e reduzir a geração de RCC. Esta pesquisa avaliou criticamente o gerenciamento dos RCC na construção de um porto. Para tal, foi realizado o acompanhamento por 20 meses da gestão dos RCC provenientes da obra do Porto Dom Pedro II, em Paranaguá – PR. O processo de gestão dos resíduos sólidos foi caracterizado quanto aos agentes envolvidos, à origem, ao tipo, à quantidade, à taxa de geração, ao reuso e à destinação final. O processo de triagem de resíduos foi verificado através da segregação, do acondicionamento, do reaproveitamento e da destinação dos resíduos. Foi verificado que mesmo com palestras e treinamentos sobre o tema, a segregação correta dos resíduos era dependente de fiscalização. Foram verificadas as condições de trabalho que geraram maior quantidade de resíduos sólidos na obra e as proporções de RCC reutilizados no próprio processo construtivo de estaqueamento. Ao final, indicadores de geração de resíduos foram definidos e oportunidades de melhoria no processo de gerenciamento foram propostas, atuando como instrumento para a gestão de resíduos na construção de obras semelhantes.
Abstract: The civil construction industry is one of the biggest consumers of natural resources and is the biggest generator of Urban Solid Waste (USW) in Brazil. Because it is in a marine environment and due to its magnitude and high production of CW, port works have polluting potential and can aggravate environmental degradation. By knowing the rate of waste generated, creating a waste management strategy and establishing the logistics for collecting or reusing materials, it is possible to modernize the construction industry and reduce the generation of CW. This research critically evaluated the management of CW in port construction. To this end, a follow up of 20-month was carried out on the management of the CW at Porto Dom Pedro II, in Paranaguá – PR. The port construction solid waste management process was characterized in terms of agents involved, origin, type, quantity, generation rate, reuse and destination. The waste screening process was verified through the segregation, packaging, reuse and disposal of waste. It was found that even with lectures and training on the subject, the correct segregation of waste was dependent on inspection. The working conditions that generated the greatest amount of solid waste in the construction and the proportions of CW reused in the staking construction process were verified. At the end, indicators for waste generation were defined and opportunities for improvement in the management process were proposed, which can serve as an instrument for the management of waste from future port works.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26299
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
residuossolidosobraportuaria.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons