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dc.creatorVieira, Taisy Fernandes-
dc.date.accessioned2021-11-03T17:25:19Z-
dc.date.available2021-11-03T17:25:19Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationVIEIRA, Taisy Fernandes. Estudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26263-
dc.descriptionAcompanha: Proposta para um ensino de astronomia de maneira interdisciplinar no ensino médio: o caso da gravitação universalpt_BR
dc.description.abstractOur work aimed to investigate the potential of an interdisciplinary didactic proposal, in the light of Gagné's theory of learning and the methodology of the inverted classroom, for the teaching of Physics and Astronomy in a third-year high school class at a public school in city of Campina da Lagoa, central-west region of the state of Paraná. Such proposal is constituted as an educational product of the National Professional Master in Physics Teaching. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research and to constitute our corpus we use questionnaires, documents produced by students throughout the implementation, mental maps and the researcher's field diary. The analysis of the collected material took place according to the assumptions of Robert K. Yin (2016). This author suggests the adoption of five phases for the analysis of qualitative data, which are: compilation; decomposition; recomposition; interpretation and conclusion. Our results showed that the students felt motivated to participate in the proposal, actively participating in each meeting. We also verified that students were able to establish important relationships on the concepts of Physics and Astronomy studied, as well as to perceive the interdisciplinary relationships established with them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleEstudo de uma proposta didática interdisciplinar para o ensino de física e astronomia no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStudy of an interdisciplinary didactic proposal for the teaching of physics and astronomy in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de uma proposta didática interdisciplinar, à luz da teoria de aprendizagem de Gagné e da metodologia da sala de aula invertida, para o ensino de Física e Astronomia em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Campina da Lagoa, região centro-oeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituir nosso corpus utilizamos questionários, documentos produzidos pelos alunos ao longo da implementação, mapas mentais e o diário de campo da pesquisadora. A análise do material coletado se deu de acordo com os pressupostos de Robert K. Yin (2016). O referido autor sugere a adoção de cinco fases para a análise dos dados qualitativos, são elas: compilação; decomposição; recomposição; interpretação e conclusão. Nossos resultados evidenciaram que os alunos se sentiram motivados em participar da proposta, participando ativamente de cada encontro. Verificamos ainda que alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física e Astronomia estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares estabelecidas com os mesmos.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4357-5384pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794555490586032pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Fernanda Peres-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-4435-2513pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000605216639909pt_BR
dc.contributor.referee1Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee3Suarez, Vladimir Jearim Pena-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-4799-8790pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539156642892238pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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