Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Ana Karoline de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T12:19:51Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T12:19:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Ana Karoline de. Desafios contemporâneos a prática do ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26248 | - |
dc.description.abstract | Science education in Brazil, in the context of public education, faces structural challenges, which include teacher training, available teaching materials and the physical space of educational institutions. The present work aims to survey the main challenges in the teaching of natural sciences within the scope of public education in a city in the interior of the state of São Paulo, in the teaching perspective, listing the contemporary challenges of the reality of this group, and through a theoretical review of the problem, discuss new ways for education. In order to identifycontemporary challenges in teaching practice in science teaching, research was carried out with teachers who teach the discipline of science in the city in question. Due to the historical situation experienced during the pandemic, it was decided to adopt the questionnaire via Google Forms, with questions aimed at investigating and lifting these obstacles from the perspective of science teachers in the public school system. It was observed that the problems pointed out by the teachers surround the main discussions about education in Brazil. Among them are the difficulties with the fulfillment of the curriculum and essential skills, the lack of infrastructure in the educational institutions, the little investment for the purchase of teaching materials, insufficient time to carry out experiments and overcrowded classrooms. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teachers - In-service training | pt_BR |
dc.title | Desafios contemporâneos à prática do ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Contemporary challenges to the practice of science teaching | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de ciências no Brasil, no âmbito da educação pública, enfrenta desafios de ordem estrutural, que englobam a formação dos professores, materiais didáticos disponíveis e o espaço físico das instituições de ensino. O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento dos principais desafios no ensino das ciências naturais no âmbito da educação pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo, na perspectiva docente, elencando os desafios contemporâneos da realidade desse grupo, e através de uma revisão teórica do problema, discutirse novos caminhos para a educação.A fim de identificar os desafios contemporâneos a prática docente no ensino deciências, realizouse a pesquisa com docentes que ministram a disciplina de ciências na cidade em questão.Devido a situação histórica vivenciada durante a pandemia, decidiuse adotar oquestionário via Google Forms, com questões que visam a investigação e levantamentodesses entraves na perspectiva dos professores de ciências da rede pública de ensino.Observouse que os problemas apontados pelos docentes circundam as principaisdiscussões sobre a educação no Brasil. Entre eles destacamse as dificuldades com ocumprimento do currículo e habilidades essenciais, a falta de infraestrutura nasinstituições de ensino, o pouco investimento para a compra de materiais didáticos, tempoinsuficiente para realização de experimentos e salas de aulas superlotadas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
dc.contributor.referee1 | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
dc.contributor.referee2 | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
dc.contributor.referee3 | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desafiospraticaensinociencias.pdf | 7,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.