Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26228
Título: | Planejamento financeiros pessoal: um estudo de caso com acadêmicos de ciências contábeis |
Título(s) alternativo(s): | Personal financial planning: a case study with accounting scholars |
Autor(es): | Santos, Jackson dos |
Orientador(es): | Schvirck, Eliandro |
Palavras-chave: | Planejamento financeiro Finanças pessoais Educação financeira Investimentos Strategic planning Finance, Personal Financial literacy Investments |
Data do documento: | 3-Out-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SANTOS, Jackson dos. Planejamento financeiros pessoal: um estudo de caso com acadêmicos de ciências contábeis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. |
Resumo: | O presente estudo tem como foco, finanças pessoais e educação financeira. O crédito está cada vez mais acessível às pessoas, seu uso inadequado, pode comprometer a renda e colocar o indivíduo numa situação de endividamento. O curso de Ciências Contábeis possui na sua grade de ensino, diversas disciplinas relacionadas à área financeira. Dessa forma o presente estudo objetivou verificar se a formação academia influência, nas finanças pessoais e contribui para o despertar do aluno já no primeiro ano e qual a concepção para os mesmos no quarto ano, observando os conhecimentos adquiridos em seu desenvolvimento. Para alcançar o objetivo do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas, em livros, artigos, monografias e sites da internet, definição dos conceitos iniciais e levantamento de dados por meio de aplicação de um questionário com questões de múltipla escolha com os acadêmicos de Ciências Contábeis de duas faculdades de Pato Branco, Paraná. Nos resultados do estudo, podemos concluir que sim a formação acadêmica exerce uma leve influência, na percepção sobre finanças pessoais, porém não é o único fator que pode influenciar sobre o assunto em questão. |
Abstract: | The present study focuses on personal finance and financial education. Credit is increasingly accessible to people, its inappropriate use can compromise income and put the individual in a situation of indebtedness. The Accounting Science course has several disciplines related to the financial area in its teaching grid. ln this way, the present study aimed to verify if the academy formation influences, on personal finances and contributes to the student's awakening in the first year and what is the conception for them in the fourth year, observing the knowledge acquired in their development. To achieve the objective of the study, bibliographic searches were carried out on books, articles, monographs and websites, definition of the initial concepts and data collection through the application of a questionnaire with multiple choice questions with the Accounting Sciences students of two colleges in Pato Branco, Paraná. ln the results of the study, we can conclude that yes, academic training has a slight influence on the perception of personal finances, but it is not the only factor that can influence the subject in question |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26228 |
Aparece nas coleções: | PB - Gestão Contábil e Financeira |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_EGCF_XVI_2020_14.pdf | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.