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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2622
Título: | Avaliação de recursos tecnológicos de engenharia biomédica de um simulador humano computadorizado: estudo de caso com simulação realística da pressão arterial |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of technological resources of biomedical engineering of a computerized human simulator: case study with realistic simulation of blood pressure |
Autor(es): | Rodrigues, Heitor Hermeson de Carvalho |
Orientador(es): | Schneider Júnior, Bertoldo |
Palavras-chave: | Educação permanente Inovações tecnológicas Fisiologia humana Métodos de simulação Enfermagem - Estudo e ensino Engenharia biomédica Biomedical engineering Technological innovations Human physiology Simulation methods Nursing - Study and teaching Continuing education |
Data do documento: | 5-Set-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RODRIGUES, Heitor Hermeson de Carvalho. Avaliação de recursos tecnológicos de engenharia biomédica de um simulador humano computadorizado: estudo de caso com simulação realística da pressão arterial. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | O Simulador de Paciente Humano (Human Patient Simulator - HPS) é um recurso científico e tecnológico de Engenharia Biomédica com soluções de hardware e software que simulam a fisiologia humana. O objetivo é avaliar um caso de uso da simulação clínica com a aplicação do HPS no procedimento de mensuração da pressão arterial (PA) com esfigmomanômetro aneróide e estetoscópio. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética no parecer 1.544.404/2016. A parte prática do trabalho foi realizada no Laboratório de Simulação de UTI do IFRR. A pesquisa envolveu trinta e três voluntários, estudantes do Curso Técnico em Enfermagem, divididos aleatoriamente em dois grupos. A metodologia proposta utilizou uma pesquisa exploratório-descritiva para extrair dados quantitativos, qualitativos e estatísticos para comparar os resultados de mensuração da PA do Grupo Experimental (GE) com o Grupo Controle (GC). A pesquisa foi desenvolvida em duas partes. Na parte I, um questionário pré-teste foi aplicado inicialmente, experimento de mensuração da PA seguindo o procedimento do respectivo grupo; e o questionário pós-teste. Na parte II, os grupos foram invertidos e submetidos às mesmas etapas da parte I. Coletou-se um total de 599 PAs mensuradas pelos voluntários, sendo 528 PAs do GE e 71 PAs do GC. Com estas PAs foi realizado o teste t de Student ou teste de Wilcoxon com 95% do intervalo de confiança, a depender do teste de linearidade, para comprovar as hipóteses (nula ou alternativa) individualmente e para análise em grupo utiliza o ANOVA ou teste de Kruskal-Wallis possibilitando distinguir quais os voluntários que necessitam de mais treinamento e o respectivo nível da PA. No pós-teste, ao utilizar a escala Likert, os voluntários da pesquisa do GE concordaram em 54% que a metodologia utilizando o HPS fortalece um conhecimento para o desenvolvimento de habilidades clínicas, assim como ser capazes de distinguir sinais normais dos anormais que são propícios para a aprendizagem. Comparando estatisticamente ambos os grupos, o GC destaca que: 53% sabem medir a PA, 13% não sabem medir a PA e 35% das amostras estão inválidas, enquanto o GE apresenta 64% dos voluntários sabem medir a PA, 22% não sabem medir a PA e 14% das amostras estão inválidas. Ademais, os voluntários apresentaram eficácia quando utilizam o HPS. |
Abstract: | The Human Patient Simulator (Human Patient Simulator - HPS) is a scientific and technological resource of Biomedical Engineering with hardware and software solutions that simulate human physiology. The objective of this study was to evaluate a case of clinical simulation using an HPS to perform blood pressure (BP) measurement using an aneroid sphygmomanometer and a stethoscope. The research was approved by the ethics committee in the legal opinion 1544.404 / 2016.The practical part of this work was carried out in the ICU Simulation Laboratory of the IFRR. The research involved thirty-three volunteers, who were students of the Nursing Technical Course, randomly divided into two groups. The proposed methodology made use of an exploratory-descriptive research to obtain quantitative, qualitative and statistical data to compare the results of the BP measurement of the Experimental Group (EG) with the Control Group (CG). The research was developed in two parts. In part I, a pre-test questionnaire was initially applied, an experiment of BP measurement following the respective group’s procedure; and a post-test questionnaire. In part II, the groups were inverted and submitted to the same phases of part I. A total of 599 PAs were measured by volunteers, being 528 PAs from the GE and 71 PAs from the GC. With the BP readings, either the Student's t or the Wilcoxon test was performed with a 95% confidence interval, depending on the linearity test, to test the hypotheses (null or alternative) individually, and for the group analysis it was used either the ANOVA or Kruskal's test -Wallis making it possible to distinguish which volunteers need more training and their respective AP level. In the post-test, when the Likert scale was used, there was a 54% agreement among the EG research volunteers that the methodology using the HPS strengthens the knowledge for the development of clinical skills, as well as being able to distinguish normal from abnormal signals that are conducive to learning. Statistically comparing both groups,in the CG: 53% know BP measurement, 13% do not know BP measurement and 35% of the samples are invalid, while in the EG: 64% of the volunteers know BP measurement, 22% do not know how to measure BP and 14% of the samples are invalid. In addition, the volunteers show effectiveness when using the HPS. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2622 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica |
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