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dc.creatorOliva, Alexandra Dornelles-
dc.date.accessioned2021-10-21T21:59:42Z-
dc.date.available2021-10-21T21:59:42Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.citationOLIVA, Alexandra Dornelles. Poluição das águas: sequência didática contextualizando concentração das soluções. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26209-
dc.description.abstractIn view of the difficulties in understanding the content of concentration of solutions, in order to assist in the process of teaching learning of this content, this dissertation aimed to develop a didactic sequence (SD) through the EAR process (Elaboration, Application and Re-elaboration), presenting the results of a qualitative research developed with thirty-nine high school students from Foz do Iguaçu, state of Paraná, with the objective of elaborating a didactic sequence as an educational product, addressing the content of concentration of solutions with the theme: Pollution of Waters (This needs to stop, don't you agree?). The didactic sequence lasted eight classes of fifty minutes divided into six stages: identifying the students' previous conceptions; reading texts and videos on the proposed theme; units of measurement of mass and volume; preparation and dilution of solutions with experiments; production of comics / comic strips and a post-test “Show what you've learned”. In the stages, pedagogical and epistemological relations of the content contextualization process and construction of scientific meanings were characterized. The results were analyzed using the Textual Discursive Analysis (DTA) method. In view of the activities carried out by the students, it was possible to perceive the advances achieved with this teaching strategy, demonstrating the acquisition of new chemical knowledge manifested during the performance of the experiments, preparation of the practice report, and responses to the questionnaires.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectÁgua - Poluiçãopt_BR
dc.subjectQuímica da águapt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectWater - Pollutionpt_BR
dc.subjectWater chemistrypt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titlePoluição das águas: sequência didática contextualizando concentração das soluçõespt_BR
dc.title.alternativeWater pollution: didactic sequence contextualizing solution concentrationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades de compreensão do conteúdo de concentração das soluções, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática (SD) pelo processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração), apresentando os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com trinta e nove discentes do ensino médio de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, com o objetivo de elaborar uma sequência didática como produto educacional, abordando o conteúdo de concentração das soluções com o tema: Poluição das Águas (Isso precisa parar, você não concorda?). A sequência didática, teve duração de oito aulas de cinquenta minutos dividida em seis etapas: identificando as concepções prévias dos discentes; leitura de textos e vídeos sobre o tema proposto; unidades de medida de massa e volume; preparo e diluição de soluções com experimentos; produção de histórias em quadrinhos/tirinhas e um pós-teste “Mostre o que você aprendeu”. Nas etapas foram caracterizadas relações pedagógicas e epistemológicas do processo de contextualização do conteúdo e construção dos significados científicos. Os resultados foram analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados a aquisição de novos conhecimentos químicos manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração do relatório da prática, e respostas aos questionários.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5384-8350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9917261828731758pt_BR
dc.contributor.advisor1Cursino, Ana Cristina Trindade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9129-8740pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0757-1212pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649431883158734pt_BR
dc.contributor.referee1Cursino, Ana Cristina Trindade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9129-8740pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8896754706997823pt_BR
dc.contributor.referee2Flores, Éder Lisandro de Moraes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2017-6316pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947122730060457pt_BR
dc.contributor.referee3Benedicto, Erik Ceschini Panighel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4261-1822pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1423400479825229pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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