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Título: Analysis of glass tilting dynamic on doors with singleguided window regulators and the impact of trapping force measuring methods on anti-trapping behavior
Autor(es): Guimarães, Anderson Valenga
Orientador(es): Campos, Paulo Roberto Brero de
Palavras-chave: Indústria automobilística
Janelas - Medidas de segurança
Automóveis - Equipamento eletrônico
Aprisionamento - Medidas de segurança
Sistemas eletrônicos
Automobile industry and trade
Windows - Security measures
Automobiles - Electronic equipment
Trapping - Security measures
Electronic systems
Data do documento: 18-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUIMARÃES, Anderson Valenga. Analysis of glass tilting dynamic on doors with single-guided window regulators and the impact of trapping force measuring methods on anti-trapping behavior. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nas últimas décadas, a automação de veículos vem mudando gradualmente a experiência geral do usuário em trânsito. Embora algumas funcionalidades melhorem a confiabilidade em vários sistemas automotivos, também são levantadas novas questões de segurança. É o caso de reguladores de janela com função de elevação automática, que podem levar, com o pressionar de um único botão, a acidentes como aprisionamento (trapping) de braços e dedos dos passageiros e ferimentos subseqüentes. Essas preocupações particulares são tratadas pela presença de um algoritmo de reversão no sistema eletrônico do sistema, que impede que a janela se feche após detectar um obstáculo. Para validar esta função, várias medi- ções são feitas durante o desenvolvimento do produto, a fim de manter a força de trapping sob os valores especificados por lei. No entanto, alguns elementos podem interferir no comportamento do sistema anti-trapping, como o glass-tilting, que foi identificado em projetos anteriores e será explorada durante este trabalho. Vários testes serão realizados através de uma matriz de experimentos (DOE) e um conjunto de diferentes sensores para analisar os fatores mais importantes relacionados ao fenômeno. O objetivo é agregar dados suficientes para confirmar a necessidade um novo método de medição da força de trapping, para simular melhor as situações da vida real durante o desenvolvimento de projetos de reguladores de janela.
Abstract: For the past few decades, the automation of vehicles has been gradually changing the user overall experience when on the road. While some functionalities improve the reliability on several car systems, new security concerns are also raised. This is the case for window regulators with automatic-up function, which can lead, with a single button press, to accidents like the trapping of passenger arms, fingers and subsequent injuries. These particular concerns are handled by the presence of a reversal algorithm on the electronic of the system, which prevents the window from closing after it detects an obstacle. To validate this function, various measurements are done during product development in order to keep the trapping force under the values specified by law. However, some elements can interfere on the anti-trapping behavior, such as the glass tilting, which was identified on past projects and will be explored during this work. Several tests will be done through a design of experiments matrix and a set of different sensors to analyze the most important factors related to the phenomenon. The purpose is to aggregate enough data in order confirm that a new method of trapping force measurement is necessary, to simulate real-life situations better during window regulator project development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26178
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