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dc.creatorPan, Roberto Chun Yan-
dc.date.accessioned2021-10-18T20:08:34Z-
dc.date.available2021-10-18T20:08:34Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationPAN, Roberto Chun Yan. Novos compósitos para materiais de construção civil com base em solo de bota-fora, lodo e sedimentos de dragagem marinha e resíduo da produção da cal. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26172-
dc.description.abstractThis study explored the development of composites to create civil construction materials using a mixture of discarded soil from mining dolomitic limestone deposits, added sludge and sediments from marine dredging of Port of Antonina in Paraná State, and the residues from the production of lime as a hydraulic agglomerate, with natural time cure, unburning and without the emission of greenhouse gases. Twelve mixtures were prepared, varying the contents of each raw material: sludge and dredging sediments between 20% to 50%, discarded soil between 30% to 60%, and residue from the production of lime between 15% to 30%. Curing times were set at: 3, 7, 14, 28, 60, 90, 180, 365, 730 and 1.095 days. Compressive strength at 28 days of all examples reached strengths between 6.3 and 11.4 MPa, and at 1.095 days with resistance to uniaxial compression between 10.4 and 22.8 MPa. The evolution of compressive strength increased up to 1,095 days of cure, resulting from the alkaline composition and the increase in the elements of calcite, dolomite and quartz. The apparent densities values varied from 2.69 to 3.14 g/cm³ and the expansion coefficient between 0.14% and 1.56%. The values of water absorption after 90 days of cure varied between 8.9% and 15.1% and the coefficient of resistance to water reached 1.17. The results of the afore mentioned composites qualify for use in several areas of civil construction and infrastructure. The evolution of the increased resistance to uniaxial compression during curing came from the chemical reactions of raw materials in an alkaline environment generating new amorphous formations. The materials were analyzed in the MEV methods with EDS and LAMMA, FRX and DRX methods for obtaining the chemical composition and mineralogical formation. Derived thermogravimetry (DTG) and differential thermal analysis (DTA) tests to identify the behavior of the cured composites with the thermal variation. Leaching test of sludge and sediments from marine dredging for the identification of inorganic contaminants. The positive results demonstrated countless possibilities of using these composites and residues to contribute in an environmentally sustainable way and reduce the emission of greenhouse gases.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSolo - Testespt_BR
dc.subjectLodopt_BR
dc.subjectResíduos como material de construçãopt_BR
dc.subjectCalcário - Minas e mineraçãopt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectMateriais de construção - Reaproveitamentopt_BR
dc.subjectSedimentos marinhospt_BR
dc.subjectSoils - Testingpt_BR
dc.subjectMudpt_BR
dc.subjectWaste products as building materialspt_BR
dc.subjectLimestone mines and miningpt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.subjectBuilding materials - Recyclingpt_BR
dc.subjectMarine sedimentspt_BR
dc.titleNovos compósitos para materiais de construção civil com base em solo de bota-fora, lodo e sedimentos de dragagem marinha e resíduo da produção da calpt_BR
dc.title.alternativeNew composites for civil construction materials based on utilization of discarded soil, sludge and sediment from marine dredging and residues from the production of limept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEstudo realizado para o desenvolvimento de compósitos para criar materiais de construção civil, utilizando a mistura de solo de bota-fora, das jazidas de calcário dolomítico, adição de lodo e sedimentos de dragagem marinha do Porto de Antonina no Estado do Paraná e os resíduos da produção da cal como aglomerante hidráulico, com a cura natural ao tempo, sem queima e sem geração de gases efeito estufa. Foram preparados 12 compósitos, variando os teores de cada matéria-prima: o lodo e sedimentos de dragagens com teores entre 20% a 50%, o solo de botafora entre 30% a 60% e o teor de resíduo da produção da cal entre 15% a 30%. Foram moldadas 10 idades de curas nos períodos de 3, 7, 14, 28, 60, 90, 180, 365, 730 e 1.095 dias. A resistência à compressão uniaxial aos 28 dias de todas as dosagens, atingiram resistências entre 6,3 e 11,4 MPa e aos 1.095 dias com resistências à compressão uniaxial entre 10,4 e 22,8 MPa. A evolução da resistência à compressão foi crescente até os 1.095 dias de cura, proveniente da composição alcalina e pelo aumento dos elementos da calcita, dolomita e o quartzo. Os valores das densidades aparente variaram de 2,69 a 3,14 g/cm³ e do coeficiente de dilatação entre 0,14% e 1,56%. Os valores de absorção de água após 90 dias de cura variaram entre 8,9% e 15,1% e o coeficiente de resistência à água atingiu 1,17. Os resultados dos compósitos dosados poderão ser utilizados em diversas áreas da construção civil e de infraestrutura. Foram analisados os materiais nos métodos de MEV com EDS e LAMMA, métodos de FRX e DRX, para a obtenção da composição química e formação mineralógica respectivamente. Ensaios de termogravimetria derivada (DTG) e análise térmica diferencial (DTA), para identificar o comportamento dos compósitos curados com a variação térmica. Ensaio de lixiviação do lodo e sedimentos de dragagem marinha para a identificação de contaminantes inorgânicos. Os resultados positivos das composições, demostraram inúmeras possibilidades da utilização desses compósitos e resíduos para contribuir de forma sustentável ambientalmente e redução na emissão de gases de efeito estufa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0212-5176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285013214683192pt_BR
dc.contributor.advisor1Mymrine, Vsevolod-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1776-992Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9025995206260148pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Arthur-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-2061-0108pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5342292957624622pt_BR
dc.contributor.referee2Ponte, Haroldo de Araujo-
dc.contributor.referee2IDHaroldo de Araújo Pontept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6411632452302261pt_BR
dc.contributor.referee3Maggi, Patricia Lizi de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2629-2999pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9548607695023307pt_BR
dc.contributor.referee4Izzo, Ronaldo Luis dos Santos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6290-1520pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384136461605241pt_BR
dc.contributor.referee5Mymrine, Vsevolod-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1776-992Xpt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9025995206260148pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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