Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26167
Título: A criação e uso de jogos como estratégia didática para desenvolver o ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The creation and use of games as a didactic strategy to develop astronomy teaching in the early grades ff elementary education
Autor(es): Oliveira, Vanessa Simoes da Silva
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Jogos educativos
Astronomia - Estudo e ensino
Crianças - Educação
Estudantes do ensino fundamental
Educational games
Astronomy - Study and teaching
Children - Education
School children
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Vanessa Simoes da Silva. A criação e uso de jogos como estratégia didática para desenvolver o ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar as potencialidades da criação e do uso de jogos para o ensino de Astronomia, a fim de promover, por meio da ludicidade, a compreensão de conceitos científicos dessa ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa está organizada em quatro capítulos: Fundamentação Teórica, que apresenta a definição de jogos sob a perspectiva de Piaget e Huinziga, o desenvolvimento cognitivo da criança com base na epistemologia genética piagetiana para ensino da Astronomia e os percalços da formação docente dos professores dos anos iniciais; Revisão de Literatura, trazendo pesquisas dos últimos 10 anos que versaram sobre o jogo no ensino da Astronomia; Criando Jogos para o Ensino da Astronomia, apresentando o processo da criação do produto de mestrado profissional, que constitui em um manual para incentivar e dar suporte para o professor criar seus próprios jogos com base na metodologia Mechanics, Dynamics and Aesthetics – MDA (Mecânicas, Dinâmicas e Estéticas), fazendo uma relação entre elementos do designer de jogos com as características científicas da Astronomia; e a Visão dos Professores sobre a Criação e o Uso de Jogos para o Ensino de Astronomia, que consiste no levantamento de dados com base na aplicação de um questionário com questões abertas a respeito do uso e da criação de jogos para o ensino da Astronomia nos anos iniciais. Como resultado de pesquisa, conclui-se que o uso e a criação de jogos são atividades que potencializam o ensino da Astronomia, uma vez que possibilitam o desenvolvimento de conceitos astronômicos e despertam a busca do criador por conhecimentos específicos a respeito dessa temática.
Abstract: This dissertation aims to identify the potential of creating and using games for teaching Astronomy, in order to promote, through playfulness, the understanding of scientific concepts of this science in the early years of elementary school. The research is organized into four chapters: Theoretical Background, which presents the definition of games from the perspective of Piaget and Huinziga, the child’s cognitive development based on Piagetian genetic epistemology for teaching Astronomy and the mishaps in the teacher training of teachers of the years initials; Literature Review, bringing research from the last 10 years that dealt with the game in the teaching of Astronomy; Creating Games for Teaching Astronomy, presenting the process of creating the professional master’s product, which constitutes a manual to encourage and support the teacher to create their own games based on the Mechanics, Dynamics and Aesthetics – MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics), making a relationship between game designer elements with the scientific characteristics of Astronomy; and the Teachers’ Vision on the Creation and Use of Games for the Teaching of Astronomy, which consists of data collection based on the application of a questionnaire with open questions about the use and creation of games for the teaching of Astronomy in the early years. As a result of research, it is concluded that the use and creation of games are activities that enhance the teaching of Astronomy, as they enable the development of astronomical concepts and awaken the creator’s search for specific knowledge about this theme.
Descrição: Acompanha: Criando jogos para o ensino da astronomia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26167
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criacaojogosensinoastronomia_produto.pdf9,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
criacaojogosensinoastronomia.pdf7,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons