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dc.creatorMednis, Lucas-
dc.date.accessioned2021-10-18T19:39:12Z-
dc.date.available2021-10-18T19:39:12Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.citationMEDNIS, Lucas. Tempo de tela e coordenação motora grossa: um estudo com crianças . 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26166-
dc.description.abstractThe time spent on sedentary behavior has been increasing in children. Studies have linked high screen time with worse levels of physical fitness, physical activity and health status. Sedentary behavior can limit the experience of motor tasks and reduce levels of motor coordination. The aim of this study is to test the association between screen time and motor coordination in children. This is a cross-sectional school-based study in which 1,607 children (848 girls) participated, aged between five and 11 years, from the city of São José dos Pinhais, Paraná́ . Screen time was assessed by a questionnaire (self-reported) answered with the help of those responsible. Answers were categorized into: do not use devices; meet the recommendations (use up to two hours a day); exceed the recommendations (they use more than two hours a day). Gross motor coordination was evaluated with the KTK test battery (KörperKoordinationstest für Kinder) to obtain the motor quotient. Individual variables (height and body mass) were evaluated and, for physical fitness, the cardiorespiratory endurance tests (6min run), muscle strength (grip and horizontal jump), agility and speed (shuttle running and 20m run) were applied. The global fitness score. Sport participation was raised by questionnaires. Differences in coordination performance between sexes were tested with the t test for independent samples, and between screen time categories with analysis of variance. Linear regression models were built to test the associations between screen time and gross motor coordination, with adjustment for age, gender, BMI, physical fitness levels and sports practice. Statistics were performed using SPSS software version 27.0, keeping the significance level at 5%. Girls were less coordinated than boys. Motor quotient values seem to decrease with age, and older children have a higher prevalence of coordination problems. Children with higher BMI values are less coordinated (β = 0.09; p < 0.001). Children who practice physical activity (β = 0.05; p < 0.001) and the fittest (β = 0.47; p < 0.001) are more coordinated. Children who spend more time using the computer have less gross motor coordination (β = -0.04; p = 0.014). No relationships were found between television time, mobile devices and videogames and motor coordination. Computer use is inversely associated with motor coordination. Decreased computer use or/or substitution for physical activities can improve motor coordination levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCapacidade motora em crianças - Testespt_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectCapacidade motora - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPessoas sedentáriaspt_BR
dc.subjectMotor ability in children - Testingpt_BR
dc.subjectPhysical fitnesspt_BR
dc.subjectMotor ability - Developmentpt_BR
dc.subjectSedentary peoplept_BR
dc.titleTempo de tela e coordenação motora grossa: um estudo com criançaspt_BR
dc.title.alternativeScreen time and gross motor coordination: a study with childrenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO tempo despendido em comportamento sedentário tem sido cada vez maior em crianças. Estudos têm relacionado o elevado tempo de tela com piores níveis de aptidão física, atividade física e estado de saúde. O comportamento sedentário pode limitar a vivência de tarefas motoras e reduzir os níveis de coordenação motora. O objetivo deste estudo é o de testar a associação entre o tempo de tela e a coordenação motora de crianças. Trata-se de um estudo de base escolar com delineamento transversal em que participaram 1.607 crianças (848 meninas), com idades entre os cinco e 11 anos da cidade de São José dos Pinhais, Paraná́ . O tempo de tela foi avaliado por questionário (autorreportado) respondido com auxílio dos responsáveis. As respostas foram categorizadas em: não utilizam dispositivos; atendem às recomendações (utilizam até duas horas por dia); ultrapassam às recomendações (utilizam mais de duas horas por dia). A coordenação motora grossa foi avaliada com a bateria de testes KTK (Körper-Koordinationstest für Kinder) para obtenção do quociente motor. Foram avaliadas variáveis individuais (estatura e massa corporal) e para a aptidão física foram aplicados os testes de resistência cardiorrespiratória (corrida de 6min), forca muscular (preensão e salto horizontal), agilidade e velocidade (corrida vaivém e corrida de 20m) que forneceram o escore global da aptidão. A participação esportiva foi avaliada por meio de questionário. As diferenças no desempenho coordenativo entre os sexos foram testadas com o teste t para amostras independentes, e entre as categorias de tempo de tela com a análise de variância. Modelos de regressão linear foram construídos para testar as associações entre tempo de tela e coordenação motora grossa, com o ajuste para idade, sexo, IMC, níveis de AptF e prática esportiva. As estatísticas foram realizadas no software SPSS versão 27.0, mantendo o nível de significância em 5%. Meninas foram menos coordenadas do que os meninos. Os valores do quociente motor parecem diminuir com a idade, e crianças mais velhas apresentam maior prevalência de problemas coordenativos. Crianças com valores mais elevados de IMC são menos coordenadas (β = 0,09; p < 0,001). Crianças que praticam esporte (β = 0,05; p < 0,001) e as mais aptas (β = 0,47; p < 0,001) são mais coordenadas. Crianças que passam mais tempo utilizando o computador têm menor coordenação motora grossa (β = -0,04; p = 0,014). Não foram encontradas relações entre o tempo de televisão, dispositivos móveis e videogames e a coordenação motora. O uso do computador está inversamente associado com a coordenação motora; desse modo, a diminuição do uso do computador o/ou substituição por atividades físicas pode melhorar os níveis de coordenação motora.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3641-9906pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171545197284034pt_BR
dc.contributor.advisor1Chaves, Raquel Nichele de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6244-2080pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972189548704679pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribas, Michele Caroline de Souza-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-0436-4904pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214279155468124pt_BR
dc.contributor.referee1Rodacki, Cintia de Lourdes Nahhas-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4828-6824pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018122727392842pt_BR
dc.contributor.referee2Añez, Ciro Romelio Rodriguez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8430-7621pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450470850688051pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Fernanda Karina dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9127-7694pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569953471613283pt_BR
dc.contributor.referee4Ribas, Michele Caroline de Souza-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-0436-4904pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214279155468124pt_BR
dc.contributor.referee5Chaves, Raquel Nichele de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6244-2080pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972189548704679pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.capesEducação Físicapt_BR
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