Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alberti, Thalita Rodrigues Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-20T16:21:08Z | - |
dc.date.available | 2017-11-20T16:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-05 | - |
dc.identifier.citation | ALBERTI, Thalita Rodrigues Ribeiro. Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino de física: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia. 2016. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2612 | - |
dc.description | Acompanha: O mundo nanométrico | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis deals with the inclusion in Elementary Education of Modern and Contemporary Physics, more specifically, the production, characterization and application of nanoparticles, in the context of Nanoscience and Nanotechnology (N&N). Special attention is given to the importance of “didactic transposition” which refers to the transformations undertaken by a body of knowledge from “scholarly knowledge”, which is produced in academia, to “taught knowledge”, which is actually taught at schools, in real classrooms. In this process, Interdisciplinarity should be pointed out as an important element, considering the diverse aspects of science, including physics, chemistry, biology, health, and humanities, that are involved in and are related to N&N. Thus, our research comprises four steps: 1. an investigation on how N&N themes are presented in journals related to Physics/Science Education; 2- the analysis of didactic books used in Brazilian secondary education, regarding N&N; 3- the design and production of N&N teaching material (an interactive e-book); 4- classroom application of the developed e-book, including the assessment of students’ opinions about the educational resource. In summary, we have developed an open educational resource to address the didactic transposition of N&N. In addition, the results obtained reveal that the e-book was efficient to arouse student’s interest towards N&N, and mobilized their engagement with the topic. The results also show that students understand the multidisciplinary nature of N&N, including its importance to technological development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Nanotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Partículas (Física nuclear | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Nanotechnology | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Particles (Nuclear physics) | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.title | Inserção de tópicos de física moderna e contemporânea no ensino de física: elaboração de uma unidade didática com foco em nanociências e nanotecnologia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação aborda a inserção de um tópico de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II, mais especificamente, a produção, caracterização e aplicação de nanopartículas, no contexto da Nanociência e Nanotecnologia (N&N). Foi utilizado o referencial da Transposição Didática, tendo em vista o processo que encadeia a ciência desenvolvida pelo cientista, o “saber sábio”, e o “saber ensinado”, aquele tratado educacionalmente em sala de aula. Este movimento também articula saberes interdisciplinares, envolvendo aspectos das ciências exatas e da natureza (física, química, biologia), saúde e ciências humanas. Deste modo, o trabalho consistiu em diversas etapas: 1- realizar uma investigação com respeito à presença da N&N em eventos da área de Ensino e revistas nacionais e internacionais; 2- analisar o tratamento dado para a N&N em livros didáticos do Ensino Médio e Fundamental II; 3- produzir um e-book interativo sobre N&N e 4- utilizar o material em sala de aula, incluindo realizar a avaliação das impressões causadas nos estudantes. Além da produção de um material didático inédito, os resultados obtidos revelam que a unidade didática despertou o interesse dos estudantes e mobilizou seu engajamento com o tema. Os resultados também mostram que os estudantes compreendem a natureza multidisciplinar da Nanociência e da Nanotecnologia, incluindo seu processo de constante construção de conteúdos científicos, bem como sua importância para o desenvolvimento tecnológico. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2980915956073873 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.referee2 | Ribas, Marlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | Florczak, Marcos Antônio | - |
dc.contributor.referee4 | Jurelo, Alcione Roberto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Alberti, Thalita Rodrigues Ribeiro_2016.pdf | 6,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons