Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116
Título: Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Golden ratio as a facilitator in the teaching-learning process
Autor(es): Carraro, Jefferson
Orientador(es): Nascimento, Moisés Aparecido do
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Razão e proporção
Didática
Mathematics - Study and teaching
Ratio and proportion
Didatics
Data do documento: 30-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano.
Abstract: The search for conceptualizing and understanding the students’ cognition process and the proposed objectives by Common Core National Standards (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) leads to the challenge of using tools that relate the daily routine to mathematical concepts, thus, facilitating the teaching-learning process. The golden mean with the fascination which surrounds it, represented in this research by geometrical constructions, the Fibonacci sequence, the human body, the nature, and the art, can be a facilitator agent in the retention of contents by the students. This study which used the Golden Mean and its constant presence in the human life had as objective to present two didactic sequences that can be extremely relevant tools in the teaching-learning process, making the mathematical knowledge, which is mystified as complex due to its accuracy, more attractive through an easier understanding and better retention of the content by the students during their school lives. After using the proposed sequences, the student should be able to relate the mathematical concepts studied to everyday life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
razaoaureaensinoaprendizagem.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.