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Título: Benchmarking de motores de jogos 2D
Título(s) alternativo(s): 2D game engine benchmarking
Autor(es): Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
Orientador(es): Almeida, Marcos Silvano
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Software - Desenvolvimento
Computação
Electronic games
Computer software - Development
Computer science
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PEIXOTO, Mateus Tomoo Yonemoto. Benchmarking de motores de jogos 2D. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: Os motores gratuitos para desenvolvimento de jogos têm sido um elemento chave para a popularização e crescimento do mercado de jogos, uma vez que agilizam o processo de produção, reduzindo complexidade e tempo de implementação. A escolha do motor a ser utilizado em um novo projeto é geralmente apoiada em dois critérios: o conjunto de recursos que oferece e a performance que é possível alcançar no jogo resultante. Construir testes de desempenho que possam aferir a performance de diferentes motores e, dessa forma, ajudar nessa decisão pode ser tornar um problema para os desenvolvedores, pois há um considerável custo de tempo envolvido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir aplicativos de benchmarking (avaliação comparativa) que permitam a realização de perfilamento de performance e testes de estresse sobre recursos de diferentes motores de dois motores open source 2D: Phaser e LÖVE. Para tanto, foram implementados três testes de estresse em sistemas diferentes (Windows, Linux e Android), que permitiram a coleta de dados para uma avaliação comparativa entre os motores. Com base na análise dos resultados, observou-se que o motor LÖVE obteve melhores resultados sobre os critérios de performance estabelecidos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam auxiliar desenvolvedores a selecionar o motor mais adequado às suas necessidades.
Abstract: The free engines for game development have been a key element for the popularization and growth of the games market, since they speed up the production process, reducing complexity and time of implementation. The selection of the engine to be used in a new project is generally supported by two criteria: the set of features it offers and the performance that can be achieved in the resulting game. Building performance tests that can measure the performance of different engines and, thus, help in this decision can be a problem for developers, as there is a considerable cost of time involved. In this context, the objective of this project was to build benchmarking applications (comparative evaluation) that allow the performance profiling and stress tests on resources of different engines of two open source 2D engines: Phaser and LÖVE. To this end, three stress tests were implemented on different systems (Windows, Linux and Android), which allowed data collection for a comparative assessment between the engines. Based on the analysis of the results, it was observed that the LÖVE engine obtained better results on the established performance criteria. It is hoped that the results of this project can assist developers in selecting the most suitable engine for their needs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107
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