Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBizetto, Beatriz Stöcker-
dc.date.accessioned2021-10-01T21:06:42Z-
dc.date.available2021-10-01T21:06:42Z-
dc.date.issued2021-08-09-
dc.identifier.citationBIZETTO, Beatriz Stöcker. Memorial do Convento: uma proposta de roteiro de leitura. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26095-
dc.descriptionAcompanha: Roteiro de leitura: Memorial do Convento, José Saramagopt_BR
dc.description.abstractThe literary production of José de Sousa Saramago, a Portuguese author, is configured at an international level, in the exercise of different aesthetics of the romantic genre, among them, the New Historical Romance, that have in his work Memorial do Convento, published in 1982, one of the most significant examples of the genre composed by the writer.The scope of this research is to provide for high school students and teachers, the educational product a Reading guide in order to promote the effectiveness of the literary process and critical reflection around the novel. The problem lies in the rejection of some students for the appreciation of a book, even when it is not constituted as a canonical work. The use of the mentioned product is justified, due to the resistance of some students in reading literary canons, for being associated with a more complex and often archaic language. In this way, José Saramago's work adds a particular lexical and syntactic choice, which demands a guide to support the reader in the structural and semantic aspects of the work. According to the hybrid proposal of contemporary teaching, anchored by Rojo, the availability of the script in the book creator version for online access was defined. The discussion of textual genres and language is based on the studies made by Marcuschi and Kleimann, as well as the contributions regarding the importance of literature are reinforced in Candido, and the perspective of literary literacy in Cosson. The other theoretical foundations on which this work is based are supported by the studies of the historical novel in Lukacs, followed by the New Historical Novel in Esteves and the historiographical metafiction in Hutcheon. Regarding intertextuality and dialogism, the research cites Bakhtin, Samoyault and Kristeva, also mentioned by Sant'anna, Koch, Barros and Fiorin. At the end, the result of applying the product developed through stages in the format of a reading workshop will be presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectSaramago, José, - 1922-2010 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFicção históricapt_BR
dc.subjectSaramago, José, - 1922-2010 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHistorical fictionpt_BR
dc.titleMemorial do Convento: uma proposta de roteiro de leiturapt_BR
dc.title.alternativeConvent Memorial: a reading script proposalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA produção literária de José de Sousa Saramago, autor português, configura-se em âmbito internacional, no exercício das diferentes estéticas do gênero romanesco, entre eles, o Novo Romance Histórico, que possui em sua obra Memorial do Convento , publicada em 1982, um dos mais significativos exemplares do gênero composto pelo escritor. O escopo desta pesquisa é proporcionar ao estudante do Ensino Médio e aos docentes o produto educacional Roteiro de leitura, com o intuito de promover a efetivação do processo literário e a reflexão crítica em torno do romance. O problema está na rejeição de alguns estudantes para apreciação de um livro, mesmo quando esse não se constitui como obra canônica. Justifica-se a utilização do produto mencionado, devido à resistência de alguns estudantes na leitura de cânones literários, por se associarem a uma linguagem mais complexa e, muitas vezes arcaica. Desse modo, a obra de José Saramago agrega uma escolha lexical e sintática particular, o que demanda um guia para amparar o leitor nos aspectos estruturais e semânticos da obra. De acordo com a proposta híbrida de ensino da contemporaneidade, ancorada por Rojo, definiu-se a disponibilidade do roteiro na versão book creator para acesso on-line. A discussão sobre gêneros textuais e linguagem se embasa nos estudos feitos por Marcuschi e Kleimann, assim como os aportes referentes à importância da literatura encontram reforço em Candido, e a perspectiva do letramento literário em Cosson. Os outros fundamentos teóricos nos quais se baseiam este trabalho, amparam-se pelos estudos do romance histórico em Lukacs, seguidos do Novo Romance Histórico em Esteves e da metaficção historiográfica em Hutcheon. No que se refere à intertextualidade e ao dialogismo, a pesquisa cita Bakhtin, Samoyault e Kristeva, mencionados também, por Sant’Anna, Koch, Barros e Fiorin. Ao final, apresentar-se-á o resultado da aplicação do produto desenvolvido por meio de estágios, no formato de oficina de leitura.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2990-9352pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437819169621578pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1174-4027pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1174-4027pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8918-2001pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Suely-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6587-3601pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685832137266511pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
memorialconventoroteiroleitura.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
memorialconventoroteiroleitura_produto.pdf7,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons