Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26094
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zagui, Greicy Nayara Pazini | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T19:56:12Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01T19:56:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.citation | ZAGUI, Greicy Nayara Pazini. Uma plataforma digital nos moldes da base nacional comum curricular: retorno interativo. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26094 | - |
dc.description.abstract | The educational area has passed through deep reformulations since the creation of the National Common Curricular Base (BNCC) homologated in 2017. The BNCC aims to show a collection of fundamental and connected learnings in competences and skills. According to their definitions, it contributes in a positive way to the teacher’s work, because it conducts to the skills to be awakened in students. In line with this model, and based on this proposed new approach, the aim was to prepare an educational platform in order to provide the teacher a more consistent feedback on student learning outcomes, considering the competences and competences of the BNCC. With it, it is possible to plan procedures for the difficulties or gaps that may be presented in the process, that is, it is a technological instrument for pedagogical use based on the principles of the BNCC, through which it is possible for teachers to facilitate the interpretation of assessment results. We verified relevant information that was not previously perceived by the teacher, such as the proportion of skills worked in the classroom, more clearly planning about the assessment, individual student results and, finally, the elaboration of a student intervention plan who did not reach a certain skill. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Competências essenciais | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Core competencies | pt_BR |
dc.title | Uma plataforma digital nos moldes da base nacional comum curricular: retorno interativo | pt_BR |
dc.title.alternative | A digital platform in the templates of the national common curricular base: interactive feedback | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A área educacional tem passado por profundas reformulações desde a criação da Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017. A BNCC tem como objetivo apresentar um conjunto de aprendizagens fundamentais e interligadas em competências e habilidades. Segundo as suas definições, vem contribuir de maneira positiva para o trabalho do professor, pois conduz às habilidades a serem despertadas nos estudantes. Alinhado a este modelo traçado, e com base neste novo enfoque proposto, almejou-se a elaboração de uma plataforma educacional no intuito de proporcionar ao professor um retorno mais consistente dos resultados da aprendizagem dos estudantes levando-se em consideração as habilidades e competências da BNCC. Com a mesma é possível planejar intervenções para as dificuldades ou defasagens eventualmente apresentadas no processo, ou seja, é um instrumento tecnológico para uso pedagógico fundamentado nos princípios da BNCC, por meio do qual é possível aos professores uma facilitação quanto à interpretação dos resultados da avaliação. Verificou-se informações relevantes que outrora não eram percebidas pelo professor, como a proporção das habilidades trabalhadas em sala de aula, o planejamento com mais clareza da avaliação, resultados individuais dos estudantes e, finalmente, a elaboração de um plano de intervenção ao estudante o qual não atingiu determinada habilidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6853339710380888 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Roberto, Rafael Liberato | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7833556006473564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/ 0000-0002-0432-9191 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2663975071704461 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias Junior, Jose Barbosa | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/ 0000-0003-4465-4316 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9175997990682339 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Marcio Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/ 0000-0001-7506-4488 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0516286832674015 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Roberto, Rafael Liberato | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/ 0000-0001-5943-1663 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7833556006473564 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Inovações Tecnológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
plataformamoldesbasenacional.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons