Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26037
Título: Análise diagnóstica da concepção de alunos sobre a química ante e interea a disciplina de química
Título(s) alternativo(s): Diagnosed analysis of the conception of students about chemistry ante e intere a of the chemistry subject
Autor(es): Adams, Marcia Inês
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Química
Estudantes
Metodologia
Chemistry
Students
Methodology
Data do documento: 14-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ADAMS, Marcia Inês. Análise diagnóstica da concepção de alunos sobre a química ante e interea a disciplina de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2021.
Resumo: A convivência das pessoas com a química é diária e a todo o momento, porém a maioria delas não tem a dimensão real da importância destes conceitos científicos. Mesmo tendo um conhecimento adquirido por meio do senso comum não conseguem analisar o quanto essa ciência faz parte de suas vidas. Para isso, é importante a alfabetização científica, onde os conhecimentos científicos e técnicos contribuem para a compreensão dos fenômenos da natureza e de produtos presentes em nosso dia a dia. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção, de um mesmo grupo de alunos, sobre a disciplina de química, e a suas expectativas antes de estudar química e o que de fato se construiu nas aulas do Ensino Médio. A metodologia empregada aqui se caracteriza como qualitativa, onde o processo usado fundamento u­se no estudo de caso, em que o interesse principal foi pesquisar uma situação em particular, sendo um caso delimitado e definido. Por meio desta pesquisa foi possível verificar que os sujeitos investigados apresentaram uma evolução no seu aprendizado. Essa percepção se dá principalmente quando se compara as respostas da última questão: Você já teve contato com a Química fora da escola? Que é a mesma questão no 1° e no 2° questionários, utilizados como instrumento de coleta de dados. Quando os estudantes, depois de ter estudado Química no 3° do Ensino Médio, exemplificam seu contato com a Química, percebe ­se que de forma geral estes demonstram ter construído um conhecimento químico científico.
Abstract: People’s coexistence with chemistry happens on a daily basis and at all times, although most people can’t mea sure the real importance of this scientific concepts. Even if they have acquired knowledge through common senses they can’t see how Much this science is a part of their lives. For that, scientific knowledge is important, where scientific and technical knowledge add to the comprehension of nature’s phenomena and products that exist in our day to day lives. The goal of this essay is to evaluate the perception of a group of students about the chemistry subject itself, and their expectations before studying chemistry and what has indeed been built at the high school classes. The methodology applied here characterizes as qualitative, Where the methodological process used has based itself on the study of cases, whereupon the main interest was to research a particular situation, being a delimited and defined case. Therefore, through this research it was possible to verify that this small number of had a development in their learning skills. Such perception is given mainly when you compare the answers to the last question: Have you ever had any contact with chemistry outside school? Which is the same question in the 1ˢͭ and 2ᶰͩ worksheets, used as an instrument to getter data. When the students, that have already finished the 3 ͬ ͩ year of high school, explain their contact with chemistry, it’s possible to perceive that in general they show having built a scientific chemical knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26037
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
concepcaoalunosquimica.pdf
  Disponível a partir de 5001-01-01
360,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.