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Título: Técnicas adaptativas de controle aplicadas a um motor BLDC baseadas em lógica fuzzy e sua otimização por enxame de partículas
Título(s) alternativo(s): Adaptive techniques of control applied to BLDC motor based on fuzzy logic and it’s particle swarm optimization
Autor(es): Castilho Neto, Carlos da Conceição
Orientador(es): Corrêa, Fernanda Cristina
Palavras-chave: Lógica difusa
Controladores PID
Motores elétricos
Fuzzy logic
PID controllers
Electric motors
Data do documento: 20-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CASTILHO NETO, Carlos da Conceição. Técnicas adaptativas de controle aplicadas a um motor BLDC baseadas em lógica fuzzy e sua otimização por enxame de partículas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O uso de motores de corrente contínua sem escovas (BLDC) é cada vez mais recorrente em aplicações industriais como o setor automobilístico, aviação e robótica. Em tais aplicações o motor BLDC é exposto a muitos tipos de distúrbios de carga o que faz com que os métodos de controles convencionais, como o controlador proporcionalintegral-derivativo PID, não alcancem suas variáveis com precisão em casos de perturbação súbita e variação de parâmetros. Desta maneira, o controlador PID pode ter seu desempenho melhorado com a aplicação de técnicas adaptativas que coletam dados do ambiente de operação do sistema e realizam ajustes baseadas na condição em que o mesmo se encontra, assim minimizando falhas no sistema. Uma dessas técnicas é a da lógica difusa ou comumente dita lógica Fuzzy, entretanto, a obtenção dos parâmetros dos sistemas Fuzzy demanda de conhecimento por parte do projetista, de forma que ao final do projeto não se tem a certeza de que os valores ótimos foram atingidos. Estes parâmetros podem ser obtidos através do uso de técnicas de otimização, como o Particle Swarm Optimization (PSO), garantindo assim um melhor desempenho do sistema de controle. Tem-se como objetivo realizar neste trabalho a comparação entre diferentes técnicas de controle, como PID, Híbrido Fuzzy-PID e Híbrido Fuzzy-PID otimizado pelo PSO para o controle de velocidade de um motor BLDC, por meio de simulações realizadas no software Simulink e a sua implementação prática em um microcontrolador ESP32.
Abstract: The usage of Brushless Direct Current Electric Motor (BLDC) motors is each time more frequent in industrial appliances such as the automobilistic, aviation and robotics segment. In such applications the BLDC motor is exposed to many types of charge disturbance which makes the-conventional control methods, such as proportional-integral-derivative controller (PID), not reaching its variables with precision in cases of sudden perturbation and variation of the parameters. Thus, the PID controler might have its performance improved with the application of adaptative techniques which collect data from the operation system environment and make adjusts based in the condition where it is found, therefore minimizing flaws in the system. One of those techniques is the Fuzzy logic, however, the achievement of the parameters of the Fuzzy systems demands knowledge from the designer, this way at the end of the project there is no certainty that the optimum values have been reached. These parameters can be obtained through the usage of optimization techniques, such as the Particle Swarm Optimization (PSO), ensuring a better perfomance of the control system. This paper aims to accoplish the comparison between different control techniques, such as PID, Hibrid Fuzzy-PID e Hibrid Fuzzy-PID optimized by the PSO for the speed control in a BLDC motor, through simulations realizend on the Simulink software and its practical implementation in a ESP32 microcontroller.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26030
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