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Título: Mulheres machadianas e os círculos de poder
Título(s) alternativo(s): Women of Machado de Assis and the power circles
Autor(es): Souza, Vanessa Fátima Moraes de
Orientador(es): Lima, Marcos Hidemi de
Palavras-chave: Mulheres e literatura
Patriarcado
Literatura brasileira
Personagens literários
Literatura - Análise
Women and literature
Patriarchy
Brazilian literature
Characters and characteristics in literature
Literature - Analysis
Data do documento: 31-Ago-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUZA, Vanessa Fátima Moraes de. Mulheres machadianas e os círculos de poder. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: A ordem patriarcal está presente em muitos romances escritos a partir do século XIX, nos quais existe a frequente representação do homem branco em papel de destaque e da mulher em papel inferior, de clara ou velada submissão. Entre essas obras figuram A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), escritas por Machado de Assis. Este trabalho se detém nesses três romances para analisar a presença de marcas patriarcais em personagens que pertencem às camadas burguesas da sociedade, sobretudo as figuras femininas, que, de acordo com a ótica aqui adotada, muitas vezes surgem nessas narrativas como pleiteantes a um lugar próximo ao núcleo representado por famílias detentoras de poder que gozam de consideração e prestígio na sociedade de então. Para a realização dessa análise, além de outros pesquisadores, foram empregadas as teorizações de Roberto Reis (1987) para tratar sobre a sociedade patriarcal, as metáforas relacionadas à espacialidade “casa”, “rua”, e “outro mundo” de Roberto DaMatta (1997a, 1997b), bem como os estudos sobre a obra machadiana de Therezinha Mucci Xavier (2005), Roberto Schwarz (2012) e Valdeci Rezende Borges (2007).
Abstract: The patriarchal order is present in many novels written from the nineteenth century, in which there is the frequent representation of the white man in prominent paper and the woman in inferior paper, of clear or veiled submission. These works include A mão e a luva (1874), Helena (1876) and Iaiá Garcia (1878), written by Machado de Assis. This work focuses on these three novels to analyze the presence of patriarchal marks in characters that belong to the bourgeois layers of society, especially the female figures, who, according to the perspective adopted here, often appear in these narratives as plaintiffs to a place nearby to the nucleus, represented by families that hold power that enjoy consideration and prestige in the society of that time. In order to carry out this analysis, besides other researchers, the theories of Roberto Reis (1987) were used to deal with the patriarchal society, the metaphors related to the "home", "street" and "other world" spatiality of Roberto DaMatta (1997a, 1997b), as well as studies about Machado’s work of Therezinha Mucci Xavier (2005), Roberto Schwarz (2012) and Valdeci Rezende Borges (2007).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2602
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