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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nasr, Elias Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T23:35:49Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T23:35:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
dc.identifier.citation | NASR, Elias Ricardo. Aplicação de ferramentas do lean manufacturing para a obtenção de melhoria no indicador Overall Equipment Effectiveness (OEE) no setor de pintura de uma indústria automotiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26001 | - |
dc.description.abstract | To meet market demands, companies are increasingly seeking continuous improvements in their processes and procedures. Some indicators help in the development of the company, where they contribute to find the problems that hinder the development and even the accomplishment of the tasks. One such indicator is the Overall Equipment Effectiveness (OEE) that works simultaneously with the availability, performance and quality of what is produced. In this way, the OEE allows us to find the main failures of a given sector, in a quantitative way, and thus to elaborate the best strategy to combat such failures. The objective of this work was to analyze the data provided by the OEE indicator after three months of applying layout improvements in a painting sector of the automotive company. For this, Lean Manufacturing was using tools such as Ishikawa Diagram, study of the Pareto Graph and the A3 tool. With the reorganization of the layout, a movement release was obtained due to the 23% movement space. There was an improvement in OEE in Machine A of 0.79%, Machine B of 11.47%, Machine C of 9.31% and Sealing of 8.35%. Thus, an increase in the sector's average OEE indicator by 7.48%, with the painting sector's OEE increasing to 77.5%. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Produção enxuta | pt_BR |
dc.subject | Controle de processo | pt_BR |
dc.subject | Localização de falhas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Lean manufacturing | pt_BR |
dc.subject | Process control | pt_BR |
dc.subject | Fault location (Engineering) | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade | pt_BR |
dc.title | Aplicação de ferramentas do lean manufacturing para a obtenção de melhoria no indicador Overall Equipment Effectiveness (OEE) no setor de pintura de uma indústria automotiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of lean manufacturing tools to obtain improvement in the Overall Equipment Effectiveness (OEE) indicator in the paint sector of an automotive industry | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para atender as exigências do mercado, as empresas estão cada vez mais buscando melhorias contínuas em seus processos e procedimentos. Alguns indicadores ajudam no desenvolvimento da empresa, onde contribuem para encontrar os problemas que prejudicam o desenvolvimento e até mesmo o cumprimento das tarefas. Um desses indicadores é o OEE (Overall Equipment Effectiveness) que trabalha simultaneamente com disponibilidade, desempenho e qualidade do que se produz. Dessa forma o OEE permite encontrar as principais falhas de determinado setor, de forma quantitativa, e assim permitir que se elabore a melhor estratégia de combater tais falhas. O objetivo deste trabalho foi analisar os dados fornecidos pelo indicador OEE após três meses de aplicação de melhorias de layout em um setor de pintura da Empresa do ramo automobilístico. Para isto foi utilizado o Lean Manufacturing utilizando ferramentas como Diagrama Ishikawa, estudo do Gráfico de Pareto e a ferramenta A3. Com a reorganização do layout obteve-se uma liberação da movimentação em função do espaço de movimentação de 23%. Houve uma melhoria de OEE na Máquina A de 0,79%, Máquina B de 11,47%, Máquina C de 9,31% e a Selagem de 8,35%. Sendo assim um aumento no indicador OEE médio do setor em 7,48%, passando a ter a OEE do setor de pintura em 77,5%. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Alexandre de Castro | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Alexandre de Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Fusão, Davi | - |
dc.contributor.referee3 | Okida, José Roberto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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