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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25999
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nascimento, José Vinícius Ribeiro do | - |
dc.creator | Souza, Raul Augusto Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T23:15:48Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T23:15:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, José Vinícius Ribeiro do; SOUZA, Raul Augusto Mendes de. Análise das propriedades mecânicas e microestruturais de um ferro fundido nodular GGG-40 obtidos por dois carregamentos diferentes de fusão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica ) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25999 | - |
dc.description.abstract | The development of new alloys has become of great importance to technological progress, considering the need to create raw materials to supply machines and equipment production, that nowadays has been more required, combined with the optimization of processes and products, this is the search for alternatives that are economically viable. The scenario of the automobile industry, which values quality and safety, promotes researches seeking an attractive differential within the standards to surprise its customers. This work aims to evaluate the differences between the mechanical and microstructural properties when the raw materials to obtain ductile iron GGG-40 vary, with a load of 50% steel scrap plus 50% pig iron, and another with a lower percentage, 20% steel scrap and 80% pig iron, in the production of an axle for the automobile industry. To correlate this variable with technical studies and mechanical properties were executed chemistry analysis, tensile test, metallographic analysis, hardness test and ultrasound test. In the end, it was decided to manufacture the axle using the load of 80% of pig iron, as it fulfills the necessary requirements when presenting a ferritic matrix and reaching the requested elongation by SAE J434. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ferro fundido | pt_BR |
dc.subject | Matérias-primas | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Metais - Propriedades mecânicas | pt_BR |
dc.subject | Cast-iron | pt_BR |
dc.subject | Raw materials | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade | pt_BR |
dc.subject | Metals - Mechanical properties | pt_BR |
dc.title | Análise das propriedades mecânicas e microestruturais de um ferro fundido nodular GGG-40 obtidos por dois carregamentos diferentes de fusão | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the mechanical properties as a function of the microstructure of a nodular cast iron: a case study | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de novas ligas se tornou de grande importância para o avanço tecnológico, visto a necessidade de criar matérias-primas para suprir a necessidade de maquinários e equipamentos, que na atualidade, está sendo cada vez mais exigidos, aliado a otimização de processos e produtos, esta a busca por alternativas que sejam viáveis do ponto de vista econômico. O cenário da indústria automobilística, que preza por qualidade e segurança, alavanca as pesquisas buscando sempre um diferencial dentro dos padrões para surpreender seus clientes. Este trabalho tem como objetivo, avaliar as diferenças nas propriedades mecânicas e microestruturais, quando se varia a matéria-prima na obtenção de um ferro fundido nodular GGG40, com uma carga de 50% de sucata de aço mais 50% de gusa, e outra com um percentual menor, 20% de sucata de aço e 80% de gusa, na produção de um eixo para indústria automobilística. Foi utilizado um embasamento técnico e com o auxílio de ensaios de: análise química, ensaio de tração, análise metalográfica, ensaio de dureza e ensaio de ultrassom, para correlacionar essa variável junto aos resultados de propriedades mecânicas obtidas. Ao final, optou-se pela fabricação do eixo utilizando a carga de 80% de gusa, por cumprir os requisitos necessários ao apresentar uma matriz ferrítica e atingir o alongamento solicitado pela norma SAE J434. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lourençato, Luciano Augusto | - |
dc.contributor.referee1 | Lourençato, Luciano Augusto | - |
dc.contributor.referee2 | Tramontin, Sandra Mara Kaminski | - |
dc.contributor.referee3 | Fals, Hipolito Domingo Carvajal | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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