Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miranda, Gabriel Silvestre | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T17:44:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T17:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Gabriel Silvestre. Projeto e desenvolvimento do cockpit em um fórmula SAE elétrico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25989 | - |
dc.description.abstract | In an environment of automobilist national competition for universities, there is a category for formula cars with electric engines. Within this scenario, exists the team UTForce eRacing, which represents the Federal Technology University - Paraná through the Ponta Grossa campus. The present paper refers to the cockpit development of the car built by the team to the 2019 edition and details the project development and construction of the system component. Aiming at car conception as a product of engineering, this paper is based on the product design method, where ergonomic studies, materials analyses, application of product engineering methods, observation of the team’s previous models aiming to apply points of improvement and benchmarking with teams from other universities were carried out. To assure a clear and sequential understanding of this study, the sections are divided between the components that are part of the cockpit, which are driver’s seat, seatbelt, head restraint, dashboard, steering wheel, and firewall; encompassing the SAE regulation main points, the peculiarities, projects, and materials used for each one of the components. Through this, it is possible to analyze the entire cockpit system inside UTF 319 car and its conception for the FSAE Brazil 2019 competition. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Human engineering | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade | pt_BR |
dc.title | Projeto e desenvolvimento do cockpit em um fórmula SAE elétrico | pt_BR |
dc.title.alternative | Cockpit design and development of a formula SAE electric car | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Em um ambiente de competição automobilística nacional para universidades, tem-se a categoria de carros estilo fórmula com motores elétricos. Dentro deste cenário está presente a equipe UTForce eRacing, que representa a Universidade Tecnológica Federal do Paraná pelo campus Ponta Grossa. Este trabalho refere-se ao desenvolvimento do cockpit do carro construído pela equipe para competição de 2019 e detalha o desenvolvimento do projeto e construção dos componentes do sistema. Para a concepção do carro como um produto de engenharia, o presente trabalho baseia-se no método de projeto de produto, onde foram realizados estudos de ergonomia, análises de materiais, aplicação de ferramentas de engenharia do produto e observação dos modelos anteriores da equipe para aplicar pontos de melhoria. Dessa forma, para entendimento claro e sequencial deste estudo, suas seções estão divididas entre os componentes que fazem parte do cockpit, sendo eles: banco, cinto de segurança, encosto de cabeça, painel, volante e firewall; englobando os principais pontos do regulamento SAE, as particularidades, os projetos e materiais utilizados para cada componente. Através disso, torna-se possível a análise de todo sistema do cockpit dentro do carro UTF 319 e sua concepção para competição FSAE Brasil 2019. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Okida, José Roberto | - |
dc.contributor.referee1 | Okida, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
dc.contributor.referee3 | Gouveia, Ruimar Rubens de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cockpitformulasaeeletrico.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons