Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897
Título: Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular
Título(s) alternativo(s): A computational platform to assist in the diagnostic evaluation of students in the development of the skills and competences of curricular common national base
Autor(es): Santos, Fabio André Garaluz dos
Orientador(es): Cardoso, Flávia Aparecida Reitz
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Software
Inovações tecnológicas
Educação básica
Information technology
Computer software
Technological innovations
Data do documento: 17-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SANTOS, Fabio André Garaluz dos. Uma plataforma computacional para auxiliar na avaliação diagnóstica dos alunos no desenvolvimento das habilidades e competências da base nacional comum curricular. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) provocou profundas reformulações na educação brasileira. A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica impactando diretamente no trabalho do professor, que deverá periodicamente efetuar uma avaliação da evolução das habilidades dos alunos. Fatores como a alta carga horária em sala de aula e grande quantitativo de alunos colocam em risco a eficácia da avaliação, principalmente no que se refere a avaliação diagnóstica. Face a isso, a criação de uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar este processo proporcionando facilidade na elaboração, aplicação e interpretação dos resultados das avaliações considerando as competências e habilidades propostas na BNCC segue como objetivo deste estudo. Apesar das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da ferramenta, causadas principalmente pela pandemia, como a impossibilidade de reuniões presenciais e aulas temporariamente suspensas, a plataforma proposta permitiu o acompanhamento nas principais etapas da avaliação diagnóstica, proporcionando ao professor informações relevantes para elaboração de uma avaliação que corresponda proporcionalmente ao conteúdo ministrado em sala de aula. O protocolo de desenvolvimento de questões da aplicação, baseadas em habilidades, proporcionou ao professor ser mais objetivo na elaboração das questões e na construção das avaliações. Os relatórios de desempenho dos alunos possibilitaram a obtenção das informações de forma ágil durante o processo de ensino aprendizagem, permitindo intervenções de conteúdo e aplicação de avaliações individuais focadas nas habilidades que não foram desenvolvidas satisfatoriamente. Como complemento, futuros estudos com o uso aprofundado em sala de aula, o aprimoramento das funcionalidades e a implementação do módulo de gestão poderão contribuir significativamente no processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The approval of the National Common Curricular Base (BNCC) created profound changes in Brazilian education. The BNCC defines a set of competences and skills to be developed by students of basic education, directly impacting the teacher´s work, who should periodically evaluate the students' skills evolution. Factors such as numerous hours in the classroom and a large number of students put the effectiveness of the assessment at risk, especially with regard to diagnostic assessment. In view of this, the creation of a technological tool capable of assisting this process providing an easier elaboration, application and interpretation of the evaluation´s result considering the competences and skills proposed in the BNCC continues as the objective of this study. Despite the difficulties encountered during the software development, mainly caused by the pandemic, such as the impossibility of in-person meetings and temporarily suspended classes, the proposed platform allowed to monitoring the main stages of the diagnostic assessment, providing the teacher relevant information to prepare an assessment that matches proportionally to the content taught in the classroom. The application question development protocol, based on skills, allowed the teacher to be more objective while elaborated questions and assessments. Student performance reports made it possible to obtain information quickly during the teachinglearning process, allowing content interventions and application of individual tests focused on skills that were not developed as expected. Additionally, future studies with in-depth use in the classroom can significantly improve the teaching-learning process through the improvement of functionalities and the management module's implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25897
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plataformaavaliacaodiagnosticabncc.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons