Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbe, Rosa Shizue-
dc.date.accessioned2021-08-31T20:50:33Z-
dc.date.available2021-08-31T20:50:33Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationABE, Rosa Shizue. Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886-
dc.description.abstractThe current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of Content Analysis based on eight categories: Organization in the textbook, Vaccination campaigns, History of Science or historical facts, Contemporary themes, Local context, Personal context, Public health indicator, and Governmental action. It was evidenced that the textbooks treated vaccination both from a biological perspective and through a socio­political approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVaccinespt_BR
dc.subjectBookspt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titlePercepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePerceptions about vaccination content in science textbookspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve com o objetivo investigar a temática Vacinação nos doze livros didáticos de Ciências do sétimo ano do último PNLD/2019, reformulados de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram analisados segundo os pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo com base em oito categorias: Organização no livro didático, Campanhas de vacinação, História da Ciência ou fatos históricos, Temas contemporâneos, Contexto local, Contexto Pessoal, Indicador de saúde pública e Ação Governamental. Foi evidenciado que os livros didáticos trataram a vacinação tanto no âmbito biológico como numa abordagem sóciopolítica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
percepcoesvacinacaolivros.pdf372,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.