Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886
Título: | Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Perceptions about vaccination content in science textbooks |
Autor(es): | Abe, Rosa Shizue |
Orientador(es): | Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Vacinas Livros Ciência - Estudo e ensino Vaccines Books Science - Study and teaching |
Data do documento: | 3-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ABE, Rosa Shizue. Percepções acerca do conteúdo de vacinação em livros didáticos de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho teve com o objetivo investigar a temática Vacinação nos doze livros didáticos de Ciências do sétimo ano do último PNLD/2019, reformulados de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular. Os dados foram analisados segundo os pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo com base em oito categorias: Organização no livro didático, Campanhas de vacinação, História da Ciência ou fatos históricos, Temas contemporâneos, Contexto local, Contexto Pessoal, Indicador de saúde pública e Ação Governamental. Foi evidenciado que os livros didáticos trataram a vacinação tanto no âmbito biológico como numa abordagem sóciopolítica. |
Abstract: | The current work aimed to investigate the theme Vaccination in the twelve science textbooks of the seventh year of the most recent PNLD/2019, reformulated according to the proposals of the National Common Curricular Base (NCCB). The data were analyzed according to the methodological assumptions of Content Analysis based on eight categories: Organization in the textbook, Vaccination campaigns, History of Science or historical facts, Contemporary themes, Local context, Personal context, Public health indicator, and Governmental action. It was evidenced that the textbooks treated vaccination both from a biological perspective and through a sociopolitical approach. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25886 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
percepcoesvacinacaolivros.pdf | 372,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.