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dc.creatorSartor, Gisela Aparecida-
dc.date.accessioned2021-08-31T13:27:09Z-
dc.date.available2021-08-31T13:27:09Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationSARTOR, Gisela Aparecida. A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25858-
dc.description.abstractThe theme of this work is emotional intelligence, its historical context, and its association in the teaching­learning process. This is an exploratory, qualitative research, whose methodological procedure of bibliographic review sought to analyze the influence of the theory of emotional intelligence on the perception of the teaching and learning process. Emotional intelligence can be understood as a cross between interrelated emotional and social competencies, skills and facilities that determine how effectively we understand and express ourselves, understand others, relate to them, and deal with daily demands. The results indicate that emotional intelligence correlates strongly with academic performance, regardless of the measurement instrument used. The main variables of emotional intelligence associated with academic performance were: intrapersonal, interpersonal, adaptability and stress management, in addition to motivation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.subjectEmotional intelligencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSoft skillspt_BR
dc.titleA inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeEmotional intelligence in the teaching-learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a inteligência emocional, sua contextualização histórica, e sua associação no processo de ensino-­aprendizagem. Trata­-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, cujo procedimento metodológico de revisão bibliográfica buscou analisar a influência da teoria da inteligência emocional na percepção do processo de ensino­-aprendizagem. A inteligência emocional pode ser compreendida como um cruzamento de competências emocionais e sociais inter-relacionadas, habilidades e facilidades que determinam o quão efetivamente nos entendemos e nos expressamos, entendemos os outros, nos relacionamos com eles, e lidamos com as demandas diárias. Os resultados encontrados indicam que a inteligência emocional se correlaciona fortemente com o desempenho acadêmico, independente do instrumento de mensuração utilizado. As principais variáveis da inteligência emocional associadas ao desempenho acadêmico foram: intrapessoal, interpessoal, adaptabilidade e gerenciamento de estresse, além da motivação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee2Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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