Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25858
Título: | A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Emotional intelligence in the teaching-learning process |
Autor(es): | Sartor, Gisela Aparecida |
Orientador(es): | Blanco, Daniel Rodrigues |
Palavras-chave: | Inteligência emocional Aprendizagem Habilidades pessoais Emotional intelligence Learning Soft skills |
Data do documento: | 3-Out-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SARTOR, Gisela Aparecida. A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a inteligência emocional, sua contextualização histórica, e sua associação no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, cujo procedimento metodológico de revisão bibliográfica buscou analisar a influência da teoria da inteligência emocional na percepção do processo de ensino-aprendizagem. A inteligência emocional pode ser compreendida como um cruzamento de competências emocionais e sociais inter-relacionadas, habilidades e facilidades que determinam o quão efetivamente nos entendemos e nos expressamos, entendemos os outros, nos relacionamos com eles, e lidamos com as demandas diárias. Os resultados encontrados indicam que a inteligência emocional se correlaciona fortemente com o desempenho acadêmico, independente do instrumento de mensuração utilizado. As principais variáveis da inteligência emocional associadas ao desempenho acadêmico foram: intrapessoal, interpessoal, adaptabilidade e gerenciamento de estresse, além da motivação. |
Abstract: | The theme of this work is emotional intelligence, its historical context, and its association in the teachinglearning process. This is an exploratory, qualitative research, whose methodological procedure of bibliographic review sought to analyze the influence of the theory of emotional intelligence on the perception of the teaching and learning process. Emotional intelligence can be understood as a cross between interrelated emotional and social competencies, skills and facilities that determine how effectively we understand and express ourselves, understand others, relate to them, and deal with daily demands. The results indicate that emotional intelligence correlates strongly with academic performance, regardless of the measurement instrument used. The main variables of emotional intelligence associated with academic performance were: intrapersonal, interpersonal, adaptability and stress management, in addition to motivation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25858 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
inteligenciaemocionalensinoaprendizagem.pdf | 330,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.