Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Renan Guilherme-
dc.date.accessioned2021-08-30T22:05:00Z-
dc.date.available2021-08-30T22:05:00Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Renan Guilherme. As nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25848-
dc.description.abstractThis work had as its theme a theoretical study on the training needs of Science teachers, from the book Formation of Science teachers: trends and innovations, by Anna Maria Pessoa de Carvalho and Daniel Gil­Pérez. The objective of this work was to relate each of the training needs to the reality of an included classroom for the deaf. The nine needs are: (I) break with the simplistic view of Science teaching, (II) know the subject to be taught, (III) question the “common sense” teaching ideas about Science teaching and learning, (IV) Acquire theoretical knowledge about Science learning, (V) know how to critically analyze “traditional teaching”, (VI) Know how to prepare activities capable of generating effective learning, (VII) Know how to direct students' work, (VIII) Know evaluate and (IX) Acquire the necessary training to associate teaching and didactic research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectChildren with disabilities - Educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleAs nove necessidades formativas do professor de ciências no contexto da inclusão de surdospt_BR
dc.title.alternativeThe nine formative needs of the science teacher in the context of the inclusion of the deafpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática um estudo teórico sobre as necessidades formativas dos professores de Ciências apresentadas na obra Formação de professores de Ciências: tendências e inovações, dos autores Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil­Pérez. O objetivo desse trabalho foi relacionar cada uma das necessidades formativas à realidade de uma sala de aula inclusiva para surdos. As nove necessidades são: (I) romper com a visão simplista sobre o ensino de Ciências, (II) conhecer a matéria a ser ensinada, (III) questionar as ideias docentes de “senso comum” sobre o ensino e aprendizagem de Ciências, (IV) Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem de Ciências, (V) saber analisar criticamente o “ensino tradicional”, (VI) Saber preparar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva, (VII) Saber dirigir o trabalho dos alunos, (VIII) Saber avaliar e (IX) Adquirir a formação necessária para associar ensino e pesquisa didática.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
necessidadesformativasprofessorinclusao.pdf609,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.