Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Reginaldo Tadeu dos-
dc.date.accessioned2021-08-30T22:00:47Z-
dc.date.available2021-08-30T22:00:47Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Reginaldo Tadeu dos. A utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25847-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of smartphones as a mobile laboratory, and for that purpose it sought to evaluate the perception of High School teachers of Physics from the state school system in the state of São Paulo in relation to the use of mobile devices as a pedagogical resource. Through objective questions it was possible to verify the importance of experimental activities in the teaching of Physics in the view of these teachers, to evaluate the educational perspectives of Physics teaching through the use of smartphones as mobile laboratories, to verify whether teachers recognize the importance of using these devices as a pedagogical resource, in addition to identifying what are the greatest difficulties in the usage of these devices inside the classroom and proposing some suggestions for the insertion of mobile technologies in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleA utilização de aplicativos para smartphones como laboratório móvel no ensino de física na visão de professores da rede pública estadual de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeThe use of smartphones applications as a mobile laboratory in the teaching of physics in the view of teachers from the state public network of São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização de smartphones como laboratório móvel e para isso buscou avaliar a percepção de professores de Física do Ensino Médio da rede estadual de ensino do estado de São Paulo em relação à utilização de aparelhos móveis como recurso pedagógico. Por meio de questões objetivas foi possível verificar a importância de atividades experimentais no ensino de Física na visão desses professores, avaliar as perspectivas educacionais do ensino de Física a partir da utilização de smartphones como laboratórios móveis, verificar se os professores reconhecem a importância do uso desses aparelhos como recurso pedagógico, além de identificar quais são as maiores dificuldades para a utilização desses aparelhos em sala de aula e propor algumas sugestões para a inserção de tecnologias móveis no ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3De Marco, Marilete Terezinha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativossmartphonesensinofisica.pdf551,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.