Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25822
Título: Escola digital: software desenvolvido colaborativamente com administradores e educadores da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Digital school: developing a software collaboratively with educators and school management
Autor(es): Schwaner, Elaine Breda Martins
Orientador(es): Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra
Palavras-chave: Software - Educação
Aplicativos móveis
Planejamento educacional
Tecnologia educacional
Processamento eletrônico de dados - Documentação
Computer software - Education
Mobile apps
Educational planning
Educational technology
Electronic data processing documentation
Data do documento: 30-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHWANER, Elaine Breda Martins. Escola digital: software desenvolvido colaborativamente com administradores e educadores da educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis e Internet das Coisas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Educadores e instituições de ensino, em especial de educação infantil, enfrentam vários desafios em seu trabalho, pois é necessário um planejamento bem estruturado, constantemente acompanhado e monitorado. Além disso, há grande demanda de tempo no preenchimento diário da agenda individual de cada aluno. Dentre as inúmeras tarefas na rotina destes profissionais, estão a preparação, acompanhamento de propostas didático pedagógicas, organização de atividades, arquivamento e documentação de materiais, e a avaliação individual de diversos fatores no desenvolvimento de cada criança. Propõe-se com este trabalho, desenvolver uma ferramenta na forma de software para dispositivos móveis e avaliar se sua utilização apresenta resultados efetivos na organização das atividades, documentação pedagógica e na otimização do tempo de educadores e instituições de ensino. Como metodologia utilizada, o trabalho foi dividido em várias etapas como: análise das demandas e levantamento de requisitos, projetos de protótipos, construção de interface do usuário, desenvolvimento teste e ajustes. Todo o projeto do software foi realizado colaborativamente com educadores e direção escolar. A solução é composta por ferramentas de gestão acadêmica, pedagógica e de comunicação entre escola e responsáveis. A avaliação ocorre em quatro estudos de caso, desde escolas de educação infantil até uma grande rede de ensino. Os resultados apresentados indicam uma redução de 80% no tempo utilizado no preenchimento diário da agenda. Na parte pedagógica, foi apontado que houve uma maior facilidade na organização, planejamento, envio e revisão de materiais preparados por educadores. Houve 100% de aceitação da ferramenta em substituição da agenda escolar de papel e 90% dos usuários apontam que a ferramenta facilita a comunicação escola – responsáveis.
Abstract: Educators and schools, especially in early childhood education, face several challenges in their work, due to the need of a well-structured planning, constantly monitored. In addition, there is a great demand of time in the daily filling of each student’s individual agenda. Among the numerous tasks in the routine of these professionals, are the preparation, monitoring of pedagogical didactic proposals, organization of activities, archiving and documentation of materials, and the individual assessment of several factors in the development of each child. It is proposed with this work, to develop a tool in the form of software for mobile devices and to evaluate if its use presents effective results in the organization of activities, pedagogical documentation and in the optimization of the time of educators and schools. As methodology used, the work was divided into several stages, such as: analysis of demands and requirements gathering, prototype projects, construction of user’s interface, test development and adjustments. The entire software project was carried out collaboratively with educators and school management. The solution is made up of academic, pedagogical and communication management tools between school and guardians. The assessment takes place in four case studies. The results indicate an 80% reduction in the time used to fill the daily agenda. In the pedagogical part, it was pointed out that there was a greater facility in the organization, planning, sending and reviewing of materials prepared by educators. There was 100% acceptance of the tool in place of the school paper diary and 90% of users point out that the tool facilitates school-responsible communication.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25822
Aparece nas coleções:CT - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis e Internet das Coisas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DISPMOVIOT_I_2019_02.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.