Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPelaquim, Luciane de Lima-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:21:47Z-
dc.date.available2021-08-24T17:21:47Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationPELAQUIM, Luciane de Lima. O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817-
dc.description.abstractIn this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and trends commonly applied in relation to the studied theme and its application in the classroom. From the search in national teaching magazines, four publications were found, according to the pre­established criteria, which were analyzed and grouped according to their characteristics. Within these characteristics, it was found that several chemistry contents can be approached, but that this method is normally used in order to involve students in the process and promote effective learning based on problem solving, in what concerns formats of application, it is clear that working with small groups is the most used, as far as impressions are concerned, it is noted that both teachers and students indicate a positive outlook for the use of the case study, highlighting mainly how much the interaction between those involved in the process contribute to the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectCase methodpt_BR
dc.titleO estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeCase study in high school chemistry classes: a bibliographic reviewpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico acerca de artigos publicados em nível médio com a utilização de estudo de casos nos últimos cinco anos. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se levantar dados que possam subsidiar pesquisadores e até mesmo professores de química com uma visualização panorâmica das características e tendências comumente aplicadas no que tange a temática estudada e sua aplicação em sala de aula. A partir da busca em revistas nacionais de ensino, foram encontradas quatro publicações, de acordo com os critérios preestabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas segundo suas características. Dentro destas características verificou-se que vários conteúdos de química podem ser abordados, mas que normalmente esse método é utilizado com o intuito de envolver os estudantes no processo e promover uma aprendizagem efetiva e baseada na resolução de problemas, no que se trata de formatos de aplicação, percebesse que o trabalho com pequenos grupos é o mais utilizado, já no que tange as impressões, nota-se que tanto professores quanto estudantes indicam um olhar positivo para o emprego do estudo de caso, destacando principalmente o quanto a interação entre os envolvidos no processo contribui no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee1Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.contributor.referee2Santos Junior, Elias Lira dos-
dc.contributor.referee3Heep, Graciela Leila-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aulasquimicarevisaobibliografica.pdf342,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.