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Título: A influência da percepção do dinheiro na escolha do curso de graduação em uma instituição de ensino superior pública do sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): The influence of money perception on the choice of the undergraduate course in a public higher education institution of southwest Paraná
Autor(es): Colla, Pâmila Eduarda Balsan
Orientador(es): Dagostini, Luciane
Palavras-chave: Auditoria interna
Educação financeira
Avaliação (Finanças)
Auditing, Internal
Financial literacy
Valuation
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: COLLA, Pâmila Eduarda Balsan. A influência da percepção do dinheiro na escolha do curso de graduação em uma instituição de ensino superior pública do sudoeste do Paraná. 2019.Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar a influência do significado do dinheiro na escolha do curso de graduação em ingressantes de uma IES pública na região Sudoeste do Paraná. Classifica-se como uma pesquisa de levantamento, descritiva e com abordagem quantitativa. Foram aplicados 390 questionários baseado na ESD-Escala de Significado do Dinheiro de Moreira e Tamayo (1999), em que restaram 367 questionários validados. O método de análise de dados utilizado foi a Análise Fatorial e Regressão Logística Multinominal. Sendo identificados os componentes de ESD: poder, desapego, sofrimento, desigualdade e cultura. Para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis o significado do dinheiro é explicado pelos componentes conflito, cultura, desapego, desigualdade, poder, progresso, e sofrimento, para os cursos de Administração, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica o componente poder, já para o curso de Agronomia os componentes poder e progresso, no curso de Engenharia Civil as atribuições de conflito e poder. No curso de Engenharia Mecânica apenas para o componente desigualdade. Os acadêmicos do curso de Letras com atribuições dos componentes cultura, desapego e sofrimento. Para os de Matemática desapego e findando com curso de Química os componentes poder e sofrimento. Identificando assim a existência de percepções diferentes sobre o significado do dinheiro entre os cursos analisados.
Abstract: This research aimed to identify the influence of the meaning of money on the choice of undergraduate course in freshmen from a public HEI in the southwestern region of Paraná. It is classified as a survey research, descriptive and quantitative approach. 390 questionnaires were applied based on the ESD-Money Meaning Scale by Moreira and Tamayo (1999), which left 367 validated questionnaires. The data analysis method used was Factorial Analysis and Multinominal Logistic Regression. Being identified the components of ESD: power, detachment, suffering, inequality and culture. For accounting students, the meaning of money is explained by the components of conflict, culture, detachment, inequality, power, progress, and suffering. Agronomy course the power and progress components, in the Civil Engineering course the attributions of conflict and power. In the Mechanical Engineering course only for the inequality component. Academics of the Letters course with attributions of the components culture, detachment and suffering. For those of mathematics detachment and ending with chemistry course the components power and suffering. Thus identifying the existence of different perceptions about the meaning of money between the courses analyzed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25785
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