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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25759
Título: | A criptografia no ensino básico: possibilidades a partir da atividade orientadora de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Cryptography in basic education: possibilities from the teaching guide activity |
Autor(es): | Mancini, Pedro Henrique Monferino |
Orientador(es): | Panossian, Maria Lucia |
Palavras-chave: | Aprendizagem Criptografia Educação - Metodologia Jogos educativos Learning Cryptography Education - Methodology Educational games |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MANCINI, Pedro Henrique Monferino. A criptografia no ensino básico: possibilidades a partir da atividade orientadora de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a seguir trata do processo de elaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem envolvendo o uso da criptografia como uma ferramenta para contextualizar e potencializar o ensino de conceitos matemáticos. Desta forma, tem por objetivo elaborar situações desencadeadoras de aprendizagem de conceitos matemáticos com base no movimento histórico e lógico da criptografia. Para atingir o objetivo foram realizados estudos sobre criptografia e seu movimento histórico e lógico, bem como suas possíveis relações com o processo de ensino de conceitos matemáticos. Neste trabalho foi adotado a Atividade Orientadora de Ensino como base teórico-metodológica para a organização do ensino. Foram elaboradas e analisadas cinco situações desencadeadoras de aprendizagem cujos conceitos matemáticos trabalhados foram: frequência relativa, aritmética de restos e função inversa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para as futuras pesquisas do ensino de matemática e para a prática de professores usando a criptografia para ensinar conceitos matemáticos. |
Abstract: | The Final Paper presented below is the process of developing triggering learning situations involving the use of cryptography as a tool to contextualize and enhance the teaching of mathematical concepts. Thus, it aims to develop situations that trigger the learning of mathematical concepts based on the historical and logical movement of cryptography. To achieve the objective, studies were made on cryptography and its historical and logical movement, as well as its possible relations with the process of teaching mathematical concepts. In this work, the Teaching Guide Activity was adopted as a theoretical and methodological basis for the organization of teaching. Five triggering situations of learning were elaborated and analyzed whose mathematical concepts worked were: relative frequency, arithmetic of remaiders and inverse function. It is hoped that this work can contribute to future research in the teaching of mathematics and to the practice of teachers using cryptography to teach mathematical concepts. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25759 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
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