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dc.creatorCruz, Amanda Pasinato-
dc.date.accessioned2021-08-18T18:02:08Z-
dc.date.available2021-08-18T18:02:08Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.citationCRUZ, Amanda Pasinato. Potencializando o cálculo mental para estudantes com deficiência visual por meio de jogos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25758-
dc.description.abstractThis research discusses the formation of mathematical thinking in visually impaired students, seeking to recognize conditions for learning mathematical content through learning situations, in this case, games. For the purpose of analyzing or developing the mental calculation of a visually impaired student, of ninth grade to the public school of Paraná, use basic arithmetic operations, perform adapted games during learning situations. The theoretical foundation is based on the principles of inclusive education, allowing for legal documents such as the Law of Guidelines and Bases (BRASIL, 2017), the Statute of Persons with Disabilities (BRASIL, 2015) and researchers like Kranz (2011). It also presents a discussion about games as an instrument for teaching mathematics from the perspective of authors such as Moura (1992; 2010), Muniz (2014), Grando (2000), among others, in addition to bringing ideas about mental calculation and some relations with working memory, according to Almeida and Antunes (2005), Corso and Dorneles (2012), etc. A research is based on the investigation of adaptations, and on the development of games that can enhance mental calculation, using basic arithmetic operations, considering here the principles of using games for teaching mathematics and the perspective of Universal Design for Learning (KRANZ, 2011). From this research, games were created that enabled the ability of the blind student, in addition to enhancing their mental calculation strategies and generating inclusion and interaction between students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titlePotencializando o cálculo mental para estudantes com deficiência visual por meio de jogospt_BR
dc.title.alternativeEnhancing the mental calculation for students with visual disabilities through gamespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discorre sobre a formação do pensamento matemático em estudantes com deficiência visual, procurando reconhecer condições de aprendizado de conteúdos matemáticos por meio de situações de aprendizagem, neste caso, os jogos. Tem por objetivo analisar o desenvolvimento do cálculo mental de um estudante com deficiência visual, do nono ano de uma escola pública do Paraná, na utilização de operações básicas aritméticas, recorrendo a determinados jogos adaptados enquanto situações de aprendizagem. A fundamentação teórica, se sustenta sobre os princípios da educação inclusiva, permeando documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) e pesquisadores como Kranz (2011). Também apresenta a discussão sobre os jogos como instrumento de ensino de matemática sob a perspectiva de autores como Moura (1992; 2010), Muniz (2014), Grando (2000), entre outros, além de trazer as ideias sobre o cálculo mental e algumas relações com a memória de trabalho, segundo Almeida e Antunes (2005), Corso e Dorneles (2012), etc. A pesquisa é baseada na investigação de adaptações, e desenvolvimento de jogos que podem potencializar o cálculo mental, utilizando operações aritméticas básicas, considerando aqui os princípios do uso de jogos para o ensino de matemática e a perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem (KRANZ, 2011). A partir dessa pesquisa, foram desenvolvidos jogos que possibilitaram a autonomia do estudante cego, além de potencializar suas estratégias de cálculo mental e gerar a inclusão e interação entre os estudantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana Schreiner-
dc.contributor.referee3Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
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