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Título: Situações desencadeadoras de aprendizagem no ensino de álgebra para estudantes deficientes visuais
Título(s) alternativo(s): Triggering learning situations in teaching algebra to visually impaired students
Autor(es): Oliveira, Natalia Mota
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Álgebra - Ensino e estudo
Estudantes com deficiência visual
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Algebra - Study and teaching
Students with visual disabilities
Public schools - Curitiba (PR)
Data do documento: 20-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Natalia Mota. Situações desencadeadoras de aprendizagem no ensino de álgebra para estudantes deficientes visuais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Adotando-se os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e apoiando-se na fundamentação teórico-metodológica da Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2010), nesta pesquisa buscou-se analisar como as situações desencadeadoras de aprendizagem podem contribuir para a apropriação de conceitos algébricos para estudantes deficientes visuais. Participaram da pesquisa dois estudantes deficientes visuais, um do 7º ano e uma do 8º ano, ambos frequentando a sala de recursos multifuncionais tipo II de uma escola pública da rede estadual, localizada em Curitiba. Por meio da análise de episódios (CARAÇA, 1989), foram explorados momentos que revelam ou não a aprendizagem dos alunos durante a pesquisa de campo que se constituiu através do desenvolvimento de três situações desencadeadoras de aprendizagem. Os isolados analisados são: “mediação”, “sujeitos em atividade” e “apropriação dos conhecimentos algébricos”. Os resultados foram obtidos através da análise dos áudios, vídeos e registros escritos das intervenções e também do diário de bordo da pesquisadora. Aponta-se ao fim da pesquisa que as situações desencadeadoras de aprendizagem contribuíram para a construção de mediação simbólica e instrumental, possibilitando assim a apropriação dos nexos conceituais da álgebra (variação, campo de variação e fluência) além de contribuir com o aprendizado de alguns conteúdos escolares selecionados (reconhecimento de incógnitas, dependência de variáveis e operações com monômios e polinômios). Entretanto, também se percebeu que estas contribuições estão diretamente ligadas a acessibilidade da situação, isto é, se há adaptações/construção de materiais visando as necessidades específicas dos estudantes.
Abstract: Adopting the assumptions of Historical-Cultural Theory and Activity Theory and relying on the theoretical and methodological basis of the Teaching Guidance Activity (MOURA, 2010), this research sought to analyze how the triggering situations of learning can contribute to the appropriation of algebraic concepts for visually impaired students. Two visually impaired students participated in the research, one from the 7th grade and one from the 8th grade, both attending the type II multifunctional resource room of a public school in the state network, located in Curitiba. Through the analysis of episodes (CARAÇA, 1989), moments that reveal or not the students’ learning were explored during the field research that was constituted through the development of three triggering learning situations. The analyzed isolates are: “mediation”, “active subjects” and “appropriation of algebraic knowledge”. The results were obtained through the analysis of audios, videos and written records of the interventions and also from the researcher’s logbook. It is pointed out at the end of the research that the triggering situations of learning contributed to the construction of symbolic and instrumental mediation, thus enabling the appropriation of the conceptual nexus of algebra (variation, field of variation and fluency) in addition to contributing to the learning of some school contents selected (recognition of unknowns, dependence on variables and operations with monomials and polynomials). However, it was also noticed that these contributions are directly linked to the accessibility of the situation, that is, if there are adaptations / construction of materials aimed at the specific needs of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25756
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