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dc.creatorKnop, Diogo Nogueira-
dc.date.accessioned2021-08-18T00:09:01Z-
dc.date.available2021-08-18T00:09:01Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationKNOP, Diogo Nogueira. Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748-
dc.description.abstractPoor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over holes in a running track, informing a server its location and date of when the detection occurred. Inertial sensors and a development kit containing a Xilinx Zynq 7000 SoC were used. In the FPGA, low-pass filters and communication with inertial sensors were implemented. In the microprocessor, the Complementary Filter, the pothole detection algorithm, and the serial communication with a GPS sensor and a server were implemented. The communication between FPGA and microprocessor is done through the AMBA AXI protocol. A field test was performed using a vehicle in the city of Curitiba, which obtained a satisfactory result for the developed system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectRodovias - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectKalman, Filtragem dept_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.subjectProcessamento de sinaispt_BR
dc.subjectSensorspt_BR
dc.subjectRoads - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectKalman filteringpt_BR
dc.subjectGlobal Positioning Systempt_BR
dc.subjectSignal processingpt_BR
dc.titleSistema de detecção automático de avarias na pista de rolamentopt_BR
dc.title.alternativeAutomatic pothole detection system on road surfacept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA má conservação de estradas e rodovias é uma das principais causas de acidentes de trânsito. O Brasil, por ser um país de proporções continentais, enfrenta uma tarefa difícil para realizar as manutenções destas vias. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um sistema capaz de detectar quando um veículo passar sobre um buraco em uma pista de rolamento, informando a um servidor a localização e data de quando ocorreu a detecção. Foram utilizados sensores inerciais e uma plataforma de desenvolvimento que contém um SoC Xilinx Zynq-7000. Na FPGA, foram implementados filtros passa-baixas e a comunicação com os sensores inerciais. No microprocessador, foi implementando o Filtro Complementar, o algoritmo para detecção de buracos, e também feita a comunicação serial com sensor GPS e um servidor. A comunicação entre FPGA e microprocessador é feita através do protocolo AMBA AXI. Foi realizado um teste em campo, utilizando um veículo na cidade de Curitiba, o qual obteve resultado satisfatório para o sistema desenvolvido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Copetti, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee1Copetti, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Peron, Guilherme de Santi-
dc.contributor.referee3Vieira Neto, Hugo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

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