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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748
Título: | Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento |
Título(s) alternativo(s): | Automatic pothole detection system on road surface |
Autor(es): | Knop, Diogo Nogueira |
Orientador(es): | Copetti, Luiz Fernando |
Palavras-chave: | Sensores Rodovias - Manutenção e reparos Kalman, Filtragem de Sistema de Posicionamento Global Processamento de sinais Sensors Roads - Maintenance and repair Kalman filtering Global Positioning System Signal processing |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | KNOP, Diogo Nogueira. Sistema de detecção automático de avarias na pista de rolamento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A má conservação de estradas e rodovias é uma das principais causas de acidentes de trânsito. O Brasil, por ser um país de proporções continentais, enfrenta uma tarefa difícil para realizar as manutenções destas vias. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um sistema capaz de detectar quando um veículo passar sobre um buraco em uma pista de rolamento, informando a um servidor a localização e data de quando ocorreu a detecção. Foram utilizados sensores inerciais e uma plataforma de desenvolvimento que contém um SoC Xilinx Zynq-7000. Na FPGA, foram implementados filtros passa-baixas e a comunicação com os sensores inerciais. No microprocessador, foi implementando o Filtro Complementar, o algoritmo para detecção de buracos, e também feita a comunicação serial com sensor GPS e um servidor. A comunicação entre FPGA e microprocessador é feita através do protocolo AMBA AXI. Foi realizado um teste em campo, utilizando um veículo na cidade de Curitiba, o qual obteve resultado satisfatório para o sistema desenvolvido. |
Abstract: | Poor conservation of roads and highways is a major cause of traffic accidents. Brazil, being a country of continental proportions, faces a difficult task to carry out the maintenance of these roads. The objective of this project is to develop a system capable of detecting when a vehicle passes over holes in a running track, informing a server its location and date of when the detection occurred. Inertial sensors and a development kit containing a Xilinx Zynq 7000 SoC were used. In the FPGA, low-pass filters and communication with inertial sensors were implemented. In the microprocessor, the Complementary Filter, the pothole detection algorithm, and the serial communication with a GPS sensor and a server were implemented. The communication between FPGA and microprocessor is done through the AMBA AXI protocol. A field test was performed using a vehicle in the city of Curitiba, which obtained a satisfactory result for the developed system. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25748 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Eletrônica |
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