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dc.creatorSoares, Cristiane Maciel-
dc.date.accessioned2021-08-09T19:55:52Z-
dc.date.available2021-08-09T19:55:52Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationSOARES, Cristiane Maciel. Desenvolvimento de metodologia para inspeção de soldas MAG em componentes automotivos por imagens de raios X industrial. 2021. Dissertação (Mestrado em Física e Astronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25686-
dc.description.abstractAnalyzing that non-destructive tests (END) by computerized radiography (RC) have great potential for application in the automotive industrial sector, since the quality control processes of automotive components and, in particular, previous components of automobile bodies are rigorous and must meet the acceptance criteria pre-defined in standards, the aim was to develop a proposal for a methodology using radiographic tests on automotive components of the bodywork and exhaust, using the technique of computerized radiography. For this purpose, studies on the optimization of the radiographic arrangement were necessary, as well as simulations in specimens with defects simulating discontinuities and real inspections of automotive components containing welded regions. Digital radiographic images from the image bank GDXray were also analyzed, he was not qualified as an image supply technician, with the aim of highlighting and delimiting the MAG weld bead and its discontinuities. Using the manipulation of the images from the database, the same processes were used in the images acquired in the radiographic tests, totaling 25 of which 28 MAG weld beads were extracted. Finally, the current application techniques versus the proposed testing technique were compared, with the intention of proportioning the testing methodology, for this type of application and use in automakers in Brazil. Of the 28 sales cords, 12 had discontinuities identified as porosities and cracks, 100 % of the discontinuities were correctly segmented (true positive), images segmented as false positive were not identified, which allows according to demand, where they can be estimated as process limitations, reliability and repeatability.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSolda e soldagem - Inspeçãopt_BR
dc.subjectEnsaios não-destrutivospt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectRadiografia - Qualidade da imagempt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectRadiologia - Aplicações industriaispt_BR
dc.subjectSolder and soldering - Inspectionpt_BR
dc.subjectNondestructive testingpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectRadiography - Image qualitypt_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectRadiology - Industrial applicationspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de metodologia para inspeção de soldas MAG em componentes automotivos por imagens de raios X industrialpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of methodology for inspection of MAG welding in automotive components by industrial X-ray imagespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando que os ensaios não destrutivos (END) por radiografia computadorizada (RC) possuem grande potencial de aplicação no setor industrial automotivo, uma vez que os processos de controle de qualidade dos componentes automotivos e, em especial, componentes estruturais das carrocerias dos automóveis são rigorosos e devem cumprir os critérios de aceitação pré-estabelecidos em normas, objetivou-se o desenvolvimento de uma proposta de metodologia utilização de ensaios radiográficos nos componentes automotivos da carroceria e Escapamento, empregando a técnica de radiografia computadorizada. Para tal fim, fez-se necessário estudos sobre a otimização do arranjo radiográfico, bem como simulações em corpos de prova com defeitos simulando descontinuidades e inspeção de amostras reais de componentes automotivos contendo regiões soldadas. Analisaram-se também imagens radiográficas digitais do banco de imagens GDXray, no qual foi aplicado técnicas de segmentação de imagens, com o objetivo de destacar e delimitar o cordão de soldas MAG e suas descontinuidades. Utilizando-se da manipulação das imagens do banco de dados, empregaram-se os mesmos processos nas imagens adquiridas nos ensaios radiográficos, totalizando 25 amostras das quais extraíram-se 28 cordões de solda tipo MAG. Por fim, confrontaram-se as técnicas atuais de inspeção versus a técnica de ensaio proposta, com o intuito de propor uma metodologia de ensaios, para este tipo de aplicação e utilização nas montadoras do Brasil. Dos 28 cordões de solda analisados, 12 possuíam descontinuidades identificadas como porosidades e trincas, 100 % das descontinuidades foram segmentadas corretamente (verdadeiro positivo), ou seja, não foram identificadas imagens segmentadas como falso positivo, o que permite concluir que a metodologia proposta mostrou-se adequada a demanda, onde podem-se estimar as limitações, confiabilidade e repetibilidade do processo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8848-0608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7015715054721733pt_BR
dc.contributor.advisor1Godoi, Walmor Cardoso-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1273-8355pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099680203756198pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Milhoretto, Edney-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6332-4577pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125201558465155pt_BR
dc.contributor.referee1Antoniassi, Marcelo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1636-9366pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578844762031850pt_BR
dc.contributor.referee2Honnicke, Marcelo Goncalves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3276-4323pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9110318808152531pt_BR
dc.contributor.referee3Godoi, Walmor Cardoso-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1273-8355pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099680203756198pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física e Astronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
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